O artista plástico angolano António Tomás Ana “Etona”, patrono da Associação Etonista de Filosofia (AEF), vai participar no Fórum Científico de Filosofia, que irá acontecer em Cuba, de 16 a 19 deste mês.
Etona irá viajar para cidade de Havana na quarta-feira, vai apresentar uma comunicação intitulada “Virtudes Etonianas”, resultante do manifesto do “etonismo”, que defende como matriz a filosofia da arte e da razão tolerante.
O certame será realizado na cidade de Havana, integrado no leque de actividades que visam saudar o Dia Internacional da Filosofia, que se assinala a 17 deste mês, e será organizado pela Sociedade Cubana de Investigações Filosóficas.
Segundo o Jornal de Angola, para Etona, Cuba é um país que se assemelha a Angola, por explorar a ideia sobre a dupla funcionalidade da filosofia, respetivamente a contemplativa, voltada para a interpretação da realidade e a interventiva, que busca construir ideias que visam a transformação da própria realidade.
De frisar que, Etona é um artista angolano nascido na província do Zaire e reconhecido mundialmente. Actualmente mora e trabalha em Angola, e sem se afastar das suas raízes, enquanto carrega a herança da arte africana, assimilou as influências da arte ocidental.
Por: Livano Domingos.