O conhecido músico de Jazz sul-africano Abdullah Ibrahim vai juntar-se ao trompetista vencedor de um GrammyTerence Blanchard e ao reconhecido pianista Ahmad Jamal na noite de abertura do Standard Bank Joy of Jazz, que decorre entre 22 e 24 de Agosto em Newtown, na África do Sul.
Graças ao cartaz composto pelos maiores nomes do Jazz a nível mundial, o Standard Bank Joy of Jazz reforça em 2013 o seu estatuto de principal festival de Jazz da África do Sul e um dos melhores do continente africano.
O cartaz inclui a americana Carmen Lundy, artista com uma longa carreira que se insere na continuação da tradição vocal de Billie Holiday; o aclamado “Big Chief” do saxofone Donald Harrison vai actuar juntamente com o seu sobrinho Christian Scott, o conhecido trompetista de Nova Orleães, bem como com o trompetista sul-africanoLwanda Gogwana; Eddie Daniels, saxofonista tenor vencedor de um Grammy; Tsuyoshi Yamamoto, pianista de jazz japonês e a saxofonista americana Tia Fuller, que já pertenceu à banda feminina da tournée de Beyoncé.
Do alinhamento, que engloba mais de 50 artistas, fazem também parte Dennis Edwards vocalista principal dos The Temptations que integra o espectáculo “The Temptations Review” com Paul Williams Jr., filho de um dos membros originais da banda; Peter White do Reino Unido; Quarteto de Cordas de Tango da Argentina; Ray Lema da República Democrática do Congo; René Marie, vocalista americana; Marie de Barros de Cabo Verde e Leonora Raphael, dos Estados Unidos da América.
Da África do Sul participam os artistas Ray Phiri e Stimela; Mlungisi Gegana que vai prestar tributo ao falecido duplo baixo e pianista de jazz sul-africano Johnny Dyani; Sipho Mabuse que vai prestar homenagem a Zim Ngqawana; Sibongile Mngoma (uma das Novas Artistas do Standard Bank) que vai lançar um álbum agora em Junho no qual a música clássica encontra o Jazz; Afrotraction; Kabomo, Selaelo Selota, Mbuso Khoza, Ivan Mazuze, Jeff Maluleke e Themba Mkhize.
Reconhecido como um dos principais artistas mundiais de harmónica Jazz, o compositor sul-africano Adam Glasser, preparou especialmente para o Standard Bank Joy of Jazz uma apresentação que integra vários músicos como o australiano Carl Orr, os sul-africanos Concord Nkabinde e Nduduzo Makhathini e ainda Frank Tontoh, do Gana.
Shane Cooper, o vencedor do Prémio Jovem Artista do Standard Bank 2013, na categoria Jazz, vai actuar com Bokani Dyer, Kesivan Naidoo, Reza Khota e Justin Bellairs.
Há também um espectáculo do Peter Auret Trio composto por Auret, Roland Moses eJames Sunney com a participação do convidado especial Joe Penn no saxofone.
Descrito como o músico mais dotado de sempre da música africana e americana, Abdullah Ibrahim desfruta de uma carreira de meio século como pianista e compositor, trabalhando com muitas lendas do Jazz sul-africano e mundial. Quando regressou à África do Sul, nos anos 70, para gravar a sua obra de arte Mannenberg, ganhou o seu lugar entre os maiores músicos sul-africanos. Os seus espectáculos completamente esgotados continuam a fazer as delícias dos fãs de Jazz de todo o mundo.
Na sua auto-biografia, Miles Davis descreveu o impacto que sentiu ao ouvir pela primeira vez o pianistaIn Ahmad Jamal: “Ele derrubou-me com o seu conceito de espaço, o brilho no estilo de tocar, as suas narrações incompletas”. Jamal é uma estrela do Jazz e uma fonte de inspiração para muitos jovens pianistas.
Apesar de ter ganho 4 Grammy’s pelos seus discos de Jazz, Terence Blanchard também é um dos mais criativos e requisitados compositores de bandas sonoras de cinema, particularmente pela sua colaboração com o realizador Spike Lee. Neste momento está a terminar a sua primeira ópera. Blanchard também se destaca na área da educação como director artístico do Thelonius Monk Institute of Jazz, orientado para os jovens, e, mais recentemente, director artístico do Henry Mancini Institute na University of Miami Frost School of Music.
O Standard Bank Joy of Jazz vai decorrer em 8 palcos diferentes em Newtown incluindo o Dinaledi Stage, o Conga, o Mbira, o Bassline e o The Market Theatre. Há ainda concertos gratuitos em Sophiatown, Shikisha e Nikki’s Oasis.
A edição de 2013 é produzida por T-Musicman com o patrocínio do Standard Bank em parceria com o Departamento de Artes e Cultura, com o co-patrocínio do Departamento de Arte, Cultura, Recreação e Desporto de Gauteng, a Cidade de Joanesburgo, o Turismo da África do Sul e o Turismo de Gauteng.