- Publicidade -

More

    " As Letras Musicais, Os significados duplos e o papel dos Compositores "

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A polémica está definitivamente instalada com o novo hit do cantor angolano Cabo Snoop no que concerne ao significado duplo da letra da mesma ! Não que o cantor tenha errado ao fazer as líricas mas simplesmente porque para a opinião de alguns o fez extravasando certos padrões que, verdade seja dita, há muito que outros cantores o fazem na mesma medida sem jamais terem sido mencionados de forma negativa como é o caso actual do autor do Windeck ! 

    Cabo Snoop é um artista versátil que pertence a uma ” label ” de grande sucesso mas acima de tudo é um artista que sendo ou não um grande músico ( outros há de maior destaque que nunca o foram ) é contudo um verdadeiro fenômeno nacional e internacional e por isso fácilmente escrutinado sempre que lança um novo trabalho por culpa exclusiva da qualidade e impacto do seu maior sucesso até á data ! 



    Num mercado musical cada vez mais imediatista e sobretudo mercantilista é natural que as letras musicais sejam tão descabidas e por vezes ” americanizadas ” devido ás fortes influências de outras culturas musicais mas acima de tudo devido ao desinteresse por parte dos artistas, seus agentes ou produtores musicais nos préstimos de profissionais capacitados, os Compositores Musicais . Cantores há que fizeram muito pior e nem por isso foram severamente criticados e aquí nasce outro problema e se calhar mais grave porque sabemos todos que certos cantores têm tido uma protecção ilegal por parte de certas emissoras de rádio ( ou TV ) e em muitos casos funcionários destas emissoras que transgridem a deontologia da profissão ao tornarem-se numa espécie de representantes infiltrados nas estaçōes, agentes promocionais ou mesmo uma continuidade do artista ou artistas nestas estações difusoras de música ou vídeos ! 

    Casos flagrantes como o CAMBUÁ, O FOGAREIRO, VAMOS JOGAR DE SIPÓ, DÁ SÓ , LEVANTA O VESTIDO etc, notamos claramente em todas elas ( umas mais que outras ) um duplo significado nas suas líricas mas nem por isso foram alvo de críticas vindas de alguns fazedores de opinião . A evolução da música, a exigência dos fans e a veia artística dos cantores fará com que mais trabalhos imprevisveis venham a ser feitos e com a implementação plena da liberdade de expressão e do direito democrático da exibição da arte sem aceitar-se jamais as regras de dois pesos e duas medidas aí será opcional escolhermos e filtrarmos o que servirá melhor aos nossos ouvidos ! Em Angola particularmente nota-se uma tendência negativa de se ostracizar todo aquele que foge ao padrão conhecido, os tempos mudaram, o público está cada vez mais conhecedor do processo musical, do merchandising, dos paraquedistas musicais, dos pseudo críticos musicais , enfim, os fans sabem que estações difusoras de música e vídeo são realmente dignas de algum respeito e credibilidade ! 

    O Céu é o Limite para muitos artistas, devido ao rápido enriquecimento e consequentemente a mudança de vida mas deve sempre haver um intercãmbio estreito e cada vez mais evidente entre os cantores e os Compositores Musicais para que a qualidade lírica seja melhor mas acima de tudo para que se aprecie a arte e o talento desta franja importante da indústria da música ! 

    Matias Damásio, Anselmo Ralph, Irina Angola, Marlene Deque, Konde, Danny L, Pérola, Bruno M, Kid Mc, Phathar Mak, Kool Klever, C4 Pedro, Paulo Flores, Jomo Fortunato, Rosa Pegado, Felipe Zau etc, são belos Compositores Musicais, por isso de nada vale o cantor ( qualquer um ) pensar que poderá sobreviver nesta indústria durante anos sem o talento e mestria de uma boa composição ou de um bom Compositor, pode até ter aguentar-se por algum tempo mas os fans e a carreira exigirão muito mais que meras palavras sem nexo ! 

    Enquanto esperamos que a mudança para o melhor chegue, que tal nos revitalizarmos com a tal Vitamina D do Cabo Snoop ?!

    Um abraço á todos ! 


    De Joe D’Almeida
    Para a Platina Line
    Londres 22/10/12

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Governo  pode regular horários de venda e consumo de bebidas alcoólicas

    Angola poderá implementar ainda este ano um período específico para a venda e consumo de bebidas alcoólicas em todo o território nacional. A proposta...

    Maior feira de livros flutuante do mundo chega a Luanda

    A Logos Hope, a maior feira de livros flutuante do mundo, está chegando a Luanda, Angola, pela primeira vez na história da Logos Hope....

    Maior feira de livros flutuante do mundo chega a Luanda

    A Logos Hope, a maior feira de livros flutuante do mundo, está chegando a Luanda, Angola, pela primeira vez na história da Logos Hope....

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto