A Associação Osãi arrecadou neste último fim-de-semana, na primeira Gala sobre Saúde Mental, mais de 3 milhões de kwanzas, os quais vão servir para, entre vários outros projectos, construir um centro de acolhimento de assistência a saúde mental, em Luanda.
O evento, organizado pela Associação Osãi, realizado subordinado ao tema “Todos juntos pela Saúde Mental”, foi prestigiado pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, que se juntou a causa diante de outros convidados. A arrecadação dos valores monetários foi resultado do leilão de duas obras artísticas que renderam no total de 2 milhões de kwanzas e um CD que revendeu o mesmo valor.
Os montantes arrecadados vão servir para construção de um centro de acolhimento para assistência a saúde mental, Capacitação de Jovens Multiplicadores (Agentes Sociais), activação do Espaço Osãi em Lares de Acolhimento e no Hospital de Hidrocefalia em Luanda, para acompanhamento psicológico, terapia e capacitação. Para a presidente da Associação, Sofiana Mbakassy, realizar a gala de beneficência foi uma forma de arrecadar fundos, já que “as ONG’s são sem fins lucrativos e, para poder fazer ou desenvolver a causa com que nos comprometemos, é necessário recorrer a ajudas e desenvolver formas de como buscar soluções”.
O evento contou, igualmente, com a participação de várias outras entidades com destaque para Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher, Dra. Elsa Barber Dias dos Santos, Directora Nacional do Programa Nacional do Programa de Saúde Pública do Ministério da Saúde, Dr.a Massoxi Vigário e Embaixatrizes da Suíca, Zâmbia, Rwanda, Algéria, Turquia e Estados Unidos da América. A gala foi também prestigiada por artistas nacionais como, Bigú Ferreira, Anabela Aya, Kyaku Kyadaff