O escritor angolano Emílio José, autor do livro “Meu Amigo, Meu Maluco”, revelou, nesta segunda-feira (24), no programa Dia Alegre, da rádio Platina FM (96.8), que passou um ano sem tomar banho para se imergir na realidade das doenças mentais e criar uma obra mais autêntica e sensível sobre o tema.
O também psicólogo explicou que essa vivência extrema foi essencial para conferir maior autenticidade ao seu trabalho e para compreender as emoções e o estigma que envolvem as pessoas com doenças mentais.
“Fiquei um ano sem tomar banho porque queria entender como o doente mental, o chamado ‘maluco’, de forma pejorativa, vê as pessoas que o tratam mal e como, por exemplo, as pessoas olham para o doente mental. Cheguei a ser cuspido por uma colega. Tive de passar por essa experiência porque precisava mergulhar no mundo da doença mental e compreender melhor essa realidade”, revelou.
Destaca-se que o lançamento do livro “Meu Amigo, Meu Maluco” ocorrerá no dia 27 de fevereiro, no CEFOJOR, em Luanda, e a obra estará disponível ao público pelo valor de 15.000 Kwanzas.
Por: Lindeza Admizalda