Por: Hélio Cristóvão
O autor e docente universitário, Matias Caxixi, usou a sua página do Facebook para enaltecer o trabalho que as Forças Armadas Angolanas vêm desempenhando nos últimos tempos e relembrou a sua primeira obra sobre Justiça Militar, na véspera de mais um aniversário das FAA.
Matias Caxixi, Capitão de infantaria e Docente Universitário da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, publicou a sua primeira obra sobre a Justiça Militar, que trata, sobretudo, o modo como a Constituição da República tutela a Justiça Militar, através dos princípios e normas jurídico-constitucionais, bem como os tipos legais de crimes militares, do ponto de vista da sua constitucionalização, e destaca, igualmente, o dia-a-dia dos efectivos das FAA, da PNA e de outros órgãos de segurança e ordem interna, no contacto com os problemas de natureza jurídica. “Na véspera de mais um aniversário das FAA, desejamos os parabéns pelo primeiro aniversário de lançamento da sua obra e agradecemos os esforços que as FAA tem vindo a empreender sobretudo nesta fase de pandemia, na salvaguarda da integridade territorial”, escreveu.
“É preciso reforçar as bases militares para fortalecer as estruturas castrenses de um país no âmbito do Novo Conceito Estratégico Militar adoptado no Mundo. Parabéns FAA, 09.10.1991, Comandante-Em-Chefe Ordene! Hierarquia e Disciplina. Assinou… Matias Caxixi, Capitão de Infantaria.” Sublinhou.