Recentemente, em uma  entrevista ao programa “A Noite é Dela”, da Televisão Pública de Angola, o músico Baló Januário fez algumas revelações de arrepiar o coração.

Se você já ouviu a música “Azar da Belita”, saiba que a história narra um acontecimento real que envolveu a família do autor, ou seja, Baló Januário cantou a sua própria história. Durante o seu discurso, Baló disse que a sua mãe foi acusada de feitiçaria pela comunidade onde vivia e, como resultado dessas acusações, alguns familiares e vizinhos ameaçaram matá-la. Porém, indignado com a situação, o músico prometeu matar quem ousasse tirar a vida de sua mãe.

“Se eu ouvir que minha mãe foi morta, supostamente por este assunto, quando eu chegar aqui, vou matar todos da sanzala, não vou deixar ninguém aqui. Não vou deixar as vossas lavras, as árvores, animais domésticos, tudo o que tem vida, não vou deixar nada, e eu não vou perder nada, vocês sabem que eu sou capaz”, disse.

Tal como conta o músico, no single “Azar da belita”, uma mãe tinha 10 filhos, dos quais nove morreram, e o único sobrevivente ficou portador de deficiência física. Na realidade, depois de ter perdido nove filhos em partos e ter sido acusada de feitiçaria, a mãe de Baló continuava com pensamentos de suicídio, confessou o autor, revelando que sua mãe se suicidou por sua causa, para salvá-lo.

“O verdadeiro motivo pelo qual ela se suicidou sou eu, é por minha causa, ela sabia que tinha o único filho e que se alguém quisesse matá-la, primeiro tinha que passar por cima de mim.”

Por: Ladiana Wemana (estagiária)