Foi exactamente no dia 17 de Setembro de 2015 que surgiu em Angola uma instituição financeira denominada “Yetu”, uma expressão em umbundo que, em português, significa “Nosso”. Para celebrar os seus nove anos de existência, o banco realizou, na noite desta Segunda-feira (16) e madrugada de Terça-feira (17), uma festa glamorosa e requintada, que contou com a presença de diversos convidados.
Apresentado pelo apresentador de TV Igor Benza, o evento contou com a presença de várias figuras do sector político, empresarial e social, com destaque para a ex-ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote. Entre música, dança e animação que marcaram a noite, a atracção musical ao vivo ficou a cargo do músico gospel Celso Mambo.
Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Banco Yetu, Elias Chimuco, satisfeito com as conquistas que a empresa alcançou durante os nove anos de existência, referiu que o banco celebra o aniversário no feriado do “Herói Nacional” Agostinho Neto, como uma forma de homenagear o primeiro presidente do país, pelo facto de este, em vida, ter-lhe dito algo que o marcou até aos dias de hoje.
Em nove anos de existência, o banco conta com mais de 72 mil clientes, tendo instalado 85 ATMs pelo país. Arrebatou, na FILDA 2024, o prémio de melhor participação na categoria de “Banca e Serviços Financeiros” na Gala Leões de Ouro; aumentou recentemente o seu capital social em 20 mil milhões de kwanzas, acima do limite mínimo estipulado pelo Banco Nacional de Angola (BNA), que é de 15 mil milhões de kwanzas, e, no dia 6 do presente mês, inaugurou o novo edifício-sede, avaliado em cerca de 11 mil milhões de kwanzas.