O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) está a participar do Fórum de CEO’s da Rede das Instituições Financeiras de Desenvolvimento (DFI) da SADC, que decorre nos dias 8 e 9 de Junho de 2023, na cidade de Swakopmund, República da Namíbia.
Com o tema central “Equilibrando o mandato das DFI com sustentabilidade e desenvolvimento”, a delegação do BDA é composta pela Presidente da Comissão Executiva, Patrícia D’Almeida, e quadros seniores da instituição, nomeadamente a Paula Costa, Jandira Arsénio e Luís Porfírio.
A agenda do dia 8 inclui uma reunião de CEO’s, com a apresentação de dois painéis: “Fontes de financiamento das DFIs” e “Experiências das DFIs- tornando-se sustentáveis”. Para o dia 9, está prevista a 43ª Reunião do Subcomité, na qual a Presidente da Comissão Executiva do BDA participará na qualidade de Vice-presidente. No mesmo dia, acontecem as reuniões de grupos de trabalho sobre Desenvolvimento Industrial, Agricultura, Desenvolvimento de PMEs, Infraestruturas e Mobilização de Recursos.
Para a PCE do BDA, a participação do Banco de Desenvolvimento de Angola no Fórum de CEO’s da Rede das Instituições Financeiras de Desenvolvimento da SADC é importante porque “proporciona uma oportunidade para o Banco de Desenvolvimento de Angola compartilhar experiências e boas práticas com outras instituições financeiras de desenvolvimento da região da SADC, criando assim sinergias que podem levar a uma cooperação mais estreita e eficaz no futuro”.
A participação no Fórum permite igualmente que o Banco de Desenvolvimento de Angola esteja actualizado sobre as tendências e desafios em matéria de finanças de desenvolvimento na região da SADC, o que pode ajudar a moldar a sua estratégia e orientação futuras.
Recorde-se que o encontro conta com vários membros, entre os quais, o Banco de Desenvolvimento do Botswana, Banco de Desenvolvimento das Maurícias, Banco da Agricultura da Namíbia, Banco de Desenvolvimento da Zâmbia, Banco Nacional de investimento de Moçambique entre outras instituições financeiras da Região.
BDA – UMA VISÃO DE FUTURO