“4 DE FEVEREIRO – DIA DO INÍCIO DA LUTA ARMADA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL”

A celebração do 60.o (Sexagésimo) Aniversário do “Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional” acontece num momento de grandes desafios que testam a resistência dos angolanos. O principal destes desafios é, justamente, controlar, no País o avanço e os efeitos da pandemia da Covid-19 que a escala global vem impondo restrições, alterando o estilo de vida das sociedades civilizadas, dilacerando sistemas económicos com a mesma tenacidade em que teima em ceifar vidas humanas.
Desde cedo, o Executivo angolano tomou um conjunto de medidas para proteger a população e salvar o maior número possível de vidas. É um desafio difícil ao qual sucumbem, dia após dia, nações mais desenvolvidas. Mas há a consciência generalizada de que, com o mesmo espírito dos Heróis do 4 de Fevereiro, certamente chegará o momento em que poderemos assumir publicamente, a vitória sobre o coronavírus, bem como os seus efeitos colaterais.
Outros desafios enfrentados por Angola prendem-se, nomeadamente, com a consolidação das bases para o desenvolvimento económico, mediante uma política que privilegia a diversificação da economia e a aposta forte na auto-suficiência alimentar, além do desenvolvimento de múltiplos programas de assistência social tendentes a reduzir a pobreza e a reforçar os pilares do desenvolvimento local.
Objectivos
As celebrações do 4 de Fevereiro – “Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional”, visam
os seguintes objetivos:
a) Destacar o exemplo dos Heróis do 4 de Fevereiro para as novas gerações, motivando-as a participar de forma activa, no processo de criação de condições para melhoria da vida da população e para que se atinjam níveis de desenvolvimento que permitam instaurar o bem-estar de todos e consolidar o Estado Democrático e de Direito;
b) Recordar a importância da data, sensibilizar e mobilizar todas as forças vivas na Nação para o seu empenhamento activo nas tarefas que visam a consolidação da paz, a reconciliação nacional e a reconstrução do País, em todas as suas vertentes;
Rua do MAT
Complexo Administrativo Clássicos de Talatona Município do Talatona
Luanda, Angola
Telf: (+244) 944 851 885

c) Reverenciar as personalidades ligadas ao 4 de Fevereiro de 1961 e fortalecer em cada angolano o sentimento patriótico.
Período
O período das comemorações vai de 01 a 15 de Fevereiro de 2021.
Lema
“4 DE FEVEREIRO: PRESERVAR E HONRAR A MEMÓRIA DOS HERÓIS DA PÁTRIA ANGOLANA”
Local das celebrações
As celebrações devem decorrer em todo o Território Nacional, bem como nas Missões Diplomáticas e Consulares de Angola.
Local do Acto Central
O Acto Central do “4 de Fevereiro – Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional” terá
lugar na Província do Bengo.
Ministério da Administração do Território, em Luanda, aos 21 de Janeiro de 2021.