Por: Iraneth da Cruz
Revisão: CAnga Tomás
A Biblioteca Comunitária do Cazenga, uma iniciativa juvenil localizada no Distrito 11 de Novembro, na Avenida Vilano, Bairro Cardoso, Rua do Alfa 5, encerrou as suas portas por falta de condições e agora precisam de ajuda para reabrir.
O espaço de investigação e pesquisa foi criada pela Organização Multicultura, uma instituição de carácter cultural, sem fins lucrativos, fundada em 2005, que tem como objectivo dinamizar a cultura do livro e da leitura com a criação de bibliotecas comunitárias. Em 2006, a organização criou o projecto Mais Livros, Mais Biblioteca e criou essa biblioteca que funcionou, durante quatro anos, numa instituição escolar, mas depois de terminar o contrato, em 2012, voltaram às suas instalações, que não possuía condições, e, em época de chuva, o espaço inundava e os livros estragavam, mas, mesmo assim, atendiam de forma gratuita os estudantes dos 7 aos 45 anos de idade provenientes dos vários bairros vizinhos.
A biblioteca possui 3750 livros, 1000 revistas, 5.000 jornais, 22 cadeiras, dez mesas, um ar condicionado e duas impressoras. Segundo o responsável, após o enceramento, solicitaram às administrações de Cacuaco, Kikolo, Kimakieza, 11 de Novembro e a do Cazenga para juntos criarem condições e reabrir a biblioteca, mas, infelizmente, não tiveram sucesso. O responsável acrescentou ainda que também recorreram a alguns jornais, como Nova Gazeta e Novo Jornal para puderem conseguir apoio, mas em nada valeu o esforço.