Expulsos dos alojamentos universitários, dezenas são os estudantes angolanos na Rússia que encontram-se fora dos alojamentos das suas respectivas universidades, sendo que os mesmos já não são considerados discentes das mesmas universidades.
De acordo com uma nota enviada à redacção do PLATINALINE, os jovens afirmam estarem a enfrentar graves dificuldades para se manterem na Rússia, uma vez que receberam, do Instituto Nacional De Gestão De Bolsas (INAGBE), o subsídio referente ao mês de Julho, na qual o mesmo foi gasto com dívidas e com o pagamento dos alojamentos.
Desesperados, os quadros angolanos clamam por ajuda para regressarem ao país, face a sobrevivência naquele país da eurásia, que segundo os estudantes não tem sido fácil sem recursos financeiros, emprego e família. “Pedimos que façam alguma coisa! Não sabemos mais como sobreviver aqui até Setembro. Tente só imaginar, nem data de viagem temos. Estamos todos retidos aqui desesperados!”, clamam os filhos do solo angolano.
Todavia, os estudantes, porém, apelam que o INAGBE em conjunto com o Sector de Apoio aos Estudantes (SAE) resolvam a situação dos mesmos o mais cedo possível.
Por: Rebecca Nahenda