- Publicidade -

More

    Brasil concederá visto temporário ou residência a residentes de países da CPLP; veja regras

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O Ministério da Justiça publicou uma portaria nesta terça-feira (5) estabelecendo regras para a concessão de vistos temporários ou autorizações de residência para residentes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Esses documentos terão uma duração inicial de dois anos.

    Essa concessão de vistos faz parte de um acordo assinado pelos países que compõem a CPLP em julho de 2021. Atualmente, brasileiros também podem solicitar documentos semelhantes em Portugal, por exemplo.

    A CPLP é composta por nove países, incluindo Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

    No caso do Brasil, o governo determinou que irá conceder vistos temporários de até dois anos para professores, empresários, pesquisadores, agentes culturais (como artistas e atletas), estudantes de intercâmbio e técnicos altamente qualificados. Esses tipos de vistos devem ser solicitados nas Embaixadas ou Consulados-Gerais do Brasil no país de origem dos interessados.

    Além disso, a autorização para residência poderá ser concedida a estrangeiros que já estão no Brasil, independentemente da condição migratória. Para solicitar essa autorização, é necessário comparecer a uma unidade da Polícia Federal. No entanto, é importante ressaltar que o imigrante que deseja receber a autorização de residência no Brasil não pode ter registros criminais no país e terá de comprovar meios de subsistência.

    Essa iniciativa visa fortalecer os laços entre os países da CPLP e facilitar a mobilidade e integração dos cidadãos dessas nações. A medida também contribui para o intercâmbio cultural, académico e económico entre os países envolvidos.

    Para mais informações sobre as regras e procedimentos para a obtenção desses vistos e autorizações de residência, recomenda-se entrar em contacto com a Embaixada ou Consulado-Geral do Brasil no país de origem.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Bebucho Q Kuia atribui culpa aos produtores quanto à confusão que se faz entre os estilos Afro-house e Kuduro 

    Há muito que se discute sobre a confusão que faz entre os estilos kuduro e afro-house, entretanto, recentemente o artista Bebucho Q Kuia esteve...

    Titica chateia-se ao ser comparada a certas colegas: “não têm sequer a estrada que tenho”  

    Por: Hélio Cristóvão  Durante um live no seu Instagram, Titica fez um pronunciamento exaustivo abordando as frequentes comparações com certas artistas da música.  A cantora, que...

    Sebem contraria Almir Agria, Dj Pdjony e K2 e afirma “É mentira, a minha filha nunca me tocou” 

    Após surgirem alguns rumores que acusam a filha mais velha do músico Sebem, Swayla Santos, de ter agredido o pai, eis que o músico...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto