Onde a ciência e a tecnologia se unem para o atendimento em prol das necessidades da população.
O Hospital Geral de Cabinda foi idealizado e construído com o objectivo de ser um hospital de referência, tanto no atendimento de excelência às pessoas quanto no desenvolvimento de pesquisa e formação em especialidades médicas.
Sua actuação abraçará o povo angolano e se estenderá aos nossos irmãos africanos, como um grande centro de referência em medicina e pesquisa.
O Hospital Geral de Cabinda integra um conjunto de iniciativas do Governo de Angola, delegadas ao Ministério da Saúde, que estrategicamente somam esforços para expandir os cuidados em saúde da população e a oferta de formação profissional especializada.
O projecto arquitectónico foi iniciado em Outubro de 2017 e a construção do hospital teve início em Março de 2018, tendo sido realizada pela construtora Mota-Engil Angola, sob fiscalização da empresa DAR.
O Ministério da Saúde estabeleceu exigências de qualidade à construtora para que o hospital fosse, de facto, uma unidade de saúde de referência internacional, com capacidade para 200 camas.
Trabalharam na obra 870 profissionais, sendo 792 nacionais, na qual a sua maioria foram naturais da província de Cabinda.
Cada um estava ciente da grande responsabilidade que lhe fora incumbida e fez o seu melhor.
Na obra, foram respeitadas todas as normas de referência internacional, assegurando a qualidade e segurança requeridas.
Um trabalho que aliou tecnologia, método e rigor para entregar solidez, confiança e respeito.
O Hospital está situado na localidade do Chibodo e tem 39.150m2 de área construída, em 9 pisos. É um hospital completo, moderno e funcional, cuja estrutura foi pensada e metricamente planeada para oferecer um atendimento humanizado, com actuação centrada na resolução dos problemas das pessoas.
O piso térreo é dedicado aos serviços de administração, urgências, fisioterapia, hemodiálise, imagiologia, e consulta externa, onde se destacam os serviços de electromiografia, electroencefolograma e cardio-pneumologia.
O Serviço de Imagiologia do Hospital Geral da Cabinda conta com um equipamento de Ressonância Magnética de última geração, primeiro no continente Africano, que não funciona à base de hélio, que possibilita uma diminuição de custos de manutenção.
Conta com um aparelho de Tomografia Computadorizada, com 128 cortes que facilita uma maior velocidade na captação de imagem, diminuindo a exposição à radiação e permite fazer estudos cardiovasculares.
Realçar ainda que o hospital possui 11 ecógrafos distribuídos nos vários serviços, que permite realizar exames diferenciados como: a elastografia hepática e punções eco-guiadas.
Os serviços de Urgência e Emergência estão apetrechados com dispositivos que permitem uma abordagem multidisciplinar e diversos equipamentos de diagnóstico de apoio à análise de variadas patologias, associadas a diversas especialidades de acordo com a gravidade da admissão do paciente.
O Serviço de Fisioterapia contém equipamentos de diagnóstico e tratamento, além de um ginásio com equipamentos inovadores de reabilitação.
A Unidade de Hemodiálise com 20 cadeiras vem reforçar ainda mais este serviço na Província de Cabinda, destinado atender casos agudos de insuficiência renal e intercorrências dos crónicos.
A área de Consulta Externa está dotada de equipamentos de última geração para diversas especialidades, nomeadamente:
Pediatria
Medicina Interna
Ginecologia/ obstetrícia
Cirurgia Geral
Ortopedia
Otorrinolaringologia e Audiologia,
Pneumologia
Oftalmologia
Medicina dentária e cirurgia maxilofacial
Cardiologia
Dermatologia
Urologia
Gastroenterologia
Nefrologia
Neurologia e Neurocirugia
O 1º Piso é dedicado à unidade de cirurgias, ao sector de esterilização, endoscopia, laboratórios, centro de pesquisa e formação e unidade de partos.
O bloco Operatório conta com 6 salas cirúrgicas totalmente equipadas, sendo:
1 sala de isolamento,
1 sala híbrida de alta tecnologia que conta com um moderno equipamento de angiografia.
1 sala de ortotrauma, para atender enfermidades relacionadas com fracturas, lesões ósseas e tendinosas.
Todas elas equipadas com eletrobisturis, incluindo instrumentos de tecnologia de ponta, para cirurgias minimamente invasivas.
A Sala de Partos com 1 sala operatória dedicada a cesarianas.
A Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais contém equipamentos de vanguarda para os cuidados a recém-nascidos.
A Unidade de Endoscopia equipada com 2 torres para endoscopia digestiva e respiratória, bombas de irrigação e CO2.
O Hospital Geral de Cabinda conta ainda com 3 Laboratórios com diversas valências:
Laboratório Clínico, Microbiologia e de Anatomia Patológica. O último possibilita a realização de biópsia por congelação. Permitindo uma melhor abordagem cirúrgica em tempo real.
Conta, ainda, com serviços de Hemoterapia.
Ainda no 1º piso, encontramos salas de formação, incluindo um auditório que possibilita a realização de videoconferências.
O 4º piso é todo dedicado ao internamento de ginecologia e obstetrícia; com 30 camas e um berçário, para que as pacientes e seus bebés recebam todos os cuidados especializados e permaneçam juntos, com comodidade e conforto.
Os pisos 5 e 6 são dedicados ao internamento pediátrico e adulto, cada um com 30 leitos equipados com todos os dispositivos imprescindíveis para que as crianças e os adultos se sintam confortáveis
Concentradas no subsolo estão algumas áreas de apoio hospitalar, como cozinha, refeitório, farmácia, armazéns, lavandaria e área de serviços.
No mesmo piso temos também instalações técnicas: fábrica de oxigénio, centrais de gases medicinais, aquecimento, ventilação, ar-condicionado e refrigeração, eletricidade, hidráulica e 6 grupos de geradores de 1000 kVA cada.
Ainda no subsolo, fica a morgue com sala totalmente equipada para realização de autópsias.
O 2º piso, o 7º e a cobertura comportam as demais instalações técnicas do hospital, como as unidades de tratamento de ar, UPSs, Data Center, arquivo e ventiladores.
O parque de estacionamento tem capacidade para abrigar 219 veículos, dos quais 20 são destinados a pessoas de mobilidade reduzida, e 6 ambulâncias.
Os arranjos exteriores foram devidamente apetrechados e arruados para o correcto escoamento das águas pluviais, contribuindo para a estabilidade de sustentação do edifício e respeito ao meio ambiente.
3 conjuntos de acessos verticais, compostos por 3 caixas de escadas e 10 elevadores
O Governo de Angola entrega à população um hospital de alto padrão e tecnologia de ponta, preparado para solucionar os problemas de hoje e colaborar na prevenção dos problemas do amanhã. Um hospital que certamente é uma referência