Por: Helder Lourenço
O médio internacional francês do Real Madrid, Eduardo Camavinga, anunciou recentemente planos de regressar a Angola, o país onde nasceu, com um projecto de captação de talentos para o futebol. A notícia foi divulgada pelo jornalista italiano Fabrizio Romano, conhecido pelo seu trabalho no mercado de transferências de futebol.
Camavinga, que frequentemente sublinha a importância da cultura africana na sua vida e a educação que recebeu dos pais, mostrou-se entusiasmado com a possibilidade de, em breve, contribuir para o desenvolvimento de novos talentos angolanos. O atleta expressou o desejo de voltar ao país e colaborar com projectos de incentivo ao desporto.
“A cultura africana está no meu sangue. Meus pais deram-me essa educação. Irei visitar Angola em breve, quando o projecto estiver pronto”, afirmou Camavinga.
Nascido na província de Cabinda, a 10 de Novembro de 2002, Eduardo Celmi Camavinga mudou-se ainda criança para França, onde desenvolveu a sua carreira futebolística. Hoje, aos 21 anos, é um dos jovens talentos mais promissores do futebol mundial, actuando como médio no Real Madrid e na selecção francesa. A sua visita a Angola, impulsionada por um compromisso com as suas raízes e com o futuro desportivo do país, promete atrair a atenção dos jovens que aspiram a seguir uma carreira no futebol.