- Publicidade -

More

    Carolina Cerqueira aborda Papel da Mulher Política no Grande Fórum Mundial de Mulheres na Política

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, participou ontem 09 de Março, de forma virtual, a convite do Observatório Mundial das Mulheres Políticas, num Fórum Mundial, que contou com a participação de eminentes personalidades femininas de todo o mundo.


    Durante cerca de uma hora, Carolina Cerqueira dissertou sobre a trajectória do papel da mulher angolana de várias gerações para a independência, a construção da paz, a democratização do país, a reconciliação e reconstrução nacional e no presente, no reforço do Estado Democrático de Direito e da democracia, tendo ressaltado o exemplo da Rainha Nzinga M’Bandi, como o ícone do exemplo combativo e resiliente das mulheres de Angola.

    A Presidente da Assembleia Nacional referiu que “a actual representatividade feminina no Parlamento a todos os níveis e o rejuvenescimento da presença das mulheres é um reconhecimento do interesse pelas grandes causas nacionais e da responsabilidade e maturidade acrescidas das jovens que estão determinadas e com grande patriotismo e profissionalismo em dignificar a missão que lhes foi dada pelas populações no último pleito eleitoral.”


    Ressaltou também o empenho do Presidente de Angola, João Lourenço, em apostar na representatividade das mulheres a todos os níveis, sendo este ponto prioritário, no âmbito da política de igualdade e equidade do género e empoderamento feminino.

    Em relação à agenda da Casa das Leis, disse que leis importantes para o desenvolvimento e estabilidade social no actual contexto nacional foram aprovadas, como o Orçamento Geral do Estado, a Lei da Amnistia, a Lei Geral do Trabalho e outras que ainda estão a ser debatidas para aprovação, assim como os debates com a coordenação e participação activa de mulheres na fase de discussão na especialidade.

    Realçou igualmente que é urgente reafirmar o “sentido de responsabilidade social, de defesa dos valores familiares, cívicos e morais, assim como a ética e o compromisso de melhorar o bem estar e estabilidade das famílias nas decisões e durante as intervenções das deputadas.”


    As questões referentes à paz e coexistência pacífica, à tolerância e o diálogo abrangente e construtivo, apanágio dos parlamentos democráticos e fortes, foi aplaudida pela Presidente da Assembleia Nacional que ressaltou o facto da Comissão de Defesa e Segurança ser presidida por uma mulher, um dos casos raros nos Parlamentos a nível mundial.


    Questionada sobre o papel das deputadas no combate à violência doméstica, Carolina Cerqueira explicou que existe um activo e interventivo movimento nacional de mulheres políticas, activistas sociais, de profissões liberais e religiosas, mulheres das comunidades e do sector formal e informal da economia, domésticas e estudantes, que desenvolvem uma grande advocacia em defesa dos direitos das mulheres e das crianças, na denúncia e combate a toda a forma de violência e violação dos direitos das populações mais vulneráveis, estando a instituição parlamentar que dirige na vanguarda desse combate, suportado por uma lei forte contra a violência doméstica, aprovada pelo Parlamento angolano há mais de duas décadas e cujo processo de actualização para agravamento de algumas penas será desencadeado durante a V legislatura.
    As iniciativas para um Parlamento mais próximo dos cidadãos, mais sensível ao género, mais digital e mais ecológico, foram outras matérias tratadas pela Presidente da Assembleia Nacional, na sua intervenção.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Dom Caetano aborda dissabores com Carina Santos: “Se a cópia não convence, a música se esquece”

    Dom Caetano, com sua sólida argumentação, detalhou os dissabores que enfrentou com a artista Carina Santos devido à reprodução da música intitulada “Sou angolano”,...

    Banco BCS lança o seu primeiro fundo de investimento

    O Banco BCS, arrancou ontem com a subscrição de um fundo fechado especial de investimento em valores mobiliários, no valor global de 5.000.000.000 Kz. Destinado...

    Angola ocupa 4.ª posição no Ranking Africano de Futsal

    Por Helder Lourenço Após a recente realização do CAN`2024, em Rabat, Marrocos, Angola se destaca ao conquistar a quarta posição no ranking da Confederação Africana...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto