O Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA) está com INSCRIÇÕES ABERTAS online para o 1º Curso Livre de Gastronomia Brasileira, em Luanda. O evento é 100% gratuito, presencial e será realizado nos dias 12 a 14 de abril, das 13h00 às 16h00, na Cervejaria Puro Malte.

A 1ª edição pretende premiar os participantes com a melhor apresentação e desempenho no final da formação, que terá duração de três dias úteis.

O objetivo do 1º Curso Livre de Gastronomia Brasileira é dar a conhecer a riqueza, a diversidade e as particularidades da gastronomia brasileira para profissionais angolanos, bem como, aprofundar experiências de aprendizagem e avaliação entre a culinária de ambos os países.

A culinária do Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes e técnicas indígenas, africanos e europeus. Miguel Borges e Jales Vieira, ambos chefs brasileiros de renome em Angola, são os formadores do curso e farão uma abordagem especial das receitas dos estados de Minas Gerais e Bahia, duas das culinárias regionais brasileiras mais apreciadas.

“Vamos proporcionar uma intensa viagem ao mundo dos sabores e aromas da cozinha brasileira”, frisa a Diretora do CCBA, Marisa Cristino, acrescentando que a iniciativa valoriza a ligação histórica das gastronomias brasileira e angolana.

As inscrições serão feitas online, para candidatos com os seguintes requisitos: estar ativo e possuir ao menos dois anos de experiência profissional em cozinha. Para a inscrição é necessário enviar um e-mail de manifestação do interesse à formação para o endereço eletrónico do Curso de Gastronomia Brasileira (contactoccba@gmail.com). O candidato receberá uma ficha de inscrição que deverá preencher e enviar de volta para a devida avaliação da candidatura.

Para atender todas as recomendações sanitárias em vigor no contexto de pandemia, o CCBA escolheu um local espaçoso que vai garantir o distanciamento entre os seis candidatos selecionados, com rigorosos procedimentos de higienização e desinfeção.

No final da formação, os candidatos com o melhor desempenho irão receber um conjunto de panelas de alta qualidade, da empresa brasileira Mondial, que oferece uma gama completa de produtos de cozinha moderna. Receberão, igualmente, um prêmio em dinheiro no valor de 150.000 kwanzas.

Segundo o coordenador do 1º Curso de Gastronomia Brasileira, Miguel Borges, o curso é composto por duas partes, sendo a primeira com duração de dois dias em que os participantes serão divididos em dois grupos para receber o treinamento com um chef brasileiro por dia. No terceiro dia, cada grupo de participantes irá confeccionar e apresentar para avaliação uma das duas ementas do curso. Os pratos vão ser avaliados por três júris com elevado grau de experiência e profissionalismo no ramo.

As inscrições não garantem a vaga, mas os resultados dos seis (6) candidatos selecionados serão divulgados nas plataformas digitais do CCBA e demais redes sociais.