Por: Vanilson Gourgel
A autenticidade das canções angolanas tem sido motivo de debate entre artistas e entusiastas da cultura. Esta terça-feira, dia 12, o político angolano Celso Malavoloneke usou as redes sociais para esclarecer a autoria de algumas músicas populares, apontando que muitas delas são criações colectivas dos trabalhadores que construíram o Caminho de Ferro de Benguela.
Num comentário crítico, Malavoloneke mencionou artistas como Pérola e Duo Canhoto, que têm interpretado canções como “Omboyo”, explicando que estas músicas pertencem ao cancioneiro Umbundu e não possuem um autor individual.
“Nenhum deles é o autor da música. A música “Omboyo”, tal como “A Humbihumbi Yange”, faz parte do cancioneiro Umbundu. Era uma das canções de trabalho dos contratados que construíram o Caminho de Ferro de Benguela. Os artistas apenas lhe deram alguns arranjos, mas ainda hoje é cantada nas aldeias ao som de batuques. As mulheres também a entoam enquanto pisam a fuba nas pedras. Faz, portanto, sentido que a avó da Pérola lha tenha ensinado”, escreveu.
Celso Malavoloneke também desfez rumores sobre a estrutura da música, explicando que “Omboyo” não é uma rapsódia de quatro músicas, mas uma canção única, que até possui uma dança própria, imitando o movimento de um comboio. “Eu próprio aprendi-a na infância”, completou, reforçando o valor cultural desta música que atravessa gerações.