“Estudem bastante, que sejam autênticos”
Em entrevista concedida recentemente ao PLATINALINE, o chefe Ricardo Helton aconselhou os jovens cozinheiros a possuírem consistência no ramo gastronómico, destacando a importância de continuarem aprendendo academicamente, com relação à área em que actuam.
O conhecido chefe direccionou o seu conselho aos amantes e fazedores da culinária na camada juvenil, a fim de levá-los a reflectirem sobre a relevância de aprenderem a amarem o processo de crescimento profissional, sem necessidades de se preocuparem em impressionar terceiros, fingindo ocupar posições que não vão segundo os seus níveis de conhecimento na profissão. Afirmou também que é importante continuar a estudar e ser consistente, começando pelo simples facto de saberem onde se encontram e pretendem chegar profissionalmente.
“O conselho que deixo aos jovens amantes de culinária é que amem o processo, se apaixonem por aquilo que é o tempo de chegar aonde eles querem. É importante deixar claro que não existem escolas para chefes de cozinha, existem escolas de culinária que formam cozinheiros. Vejo que agora há uma febre muito grande que as pessoas chamam-se de chefes, só saiu agora da escola, trabalhou em um restaurante 30 dias, 6 meses e já se considera chefe. Se tu és ajudante de cozinha, apaixona-se por ser ajudante, respeita o tempo, que estudem bastante, que sejam autênticos, que tenham umas das coisas muito importantes, a consistência, e deve começar em saberem aonde vão e onde estão”.