O concorrente Chivelde Menezes, da província de Luanda, venceu na madrugada de sábado, no Cine São Paulo, em Luanda, à nona edição do festival anual de música denominado Fest. Com 15 candidatos, o grupo de jurado, composto pelos jornalistas José Júnior e Catarina Quipipa, o músico Júlio Sampaio e o crítico musical, Deodato Manuel, escolheu o jovem Chivelde de Menezes, como uma pontuação de 146 pontos.
Em função da vitória teve direito, entre outros prémios, ao patrocínio para formação musical e diploma de participação. Os candidatos Edgar Castelo Branco, com 136 pontos e Laura Tumba, com 132 votos, ocuparam o segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Em entrevista à Angop, Chivelde de Menezes considerou o concurso de extrema importância, pois o mesmo representa uma mais valia para descoberta de talentos e crescimento da cultura nacional. Nesta nona edição do FestiKizomba foi homenageada a cantora Isidora Campos pela sua contribuição na promoção e valorização da música popular angolana.
Já foram homenageados pelas Organizações África Cultura, a promotora do concurso, os cantores Jacinto Tchipa, Eduardo Paím, Pedrito, Carlos Burity, Irmãos Almeida e Robertinho.
Concorreram para esta edição, 15 candidatos, incluindo seis vozes femininas, alguns dos quais provenientes das províncias do Bié, Huambo, Uíge, Benguela, Namibe Cuanza Sul e Cabinda.
Já venceram o FestiKizomba António Silva, em 2008, Maria Kanga (2009), Nelson Capassa (2010), Julieta Paulo (2011), Francisco Ambrósio (2012), Neide da Luz (2013), Margarida de Castro (2014) e Admiro Simão (2015).