Icolo e Bengo – Um homem de 46 anos foi detido preventivamente e apresentado à imprensa nesta quinta-feira pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no município de Icolo e Bengo. Ele é acusado de assassinar sua esposa, Conceição Miguel, de 35 anos, em um crime classificado como homicídio qualificado.
De acordo com o porta-voz do SIC-Luanda, Emanuel Capita, o crime ocorreu na madrugada do dia 28 de agosto, na comuna de Cabiri, a cerca de 25 km da sede municipal de Catete. O acusado alegou que, ao encontrar sua esposa com o rosto coberto por um pano em sua lavra, supostamente para se proteger de picadas de mosquitos, não a reconheceu e arremessou um pedaço de madeira, atingindo-a fatalmente na nuca.
Após o incidente, o homem envolveu o corpo da vítima em um mosquiteiro e jogou-o no rio Zenza, na tentativa de ocultar o crime. Em seguida, ele se dirigiu a uma unidade policial em Cacuaco, onde alegou que sua esposa estava desaparecida há dois dias.
No entanto, os investigadores do SIC não se convenceram da versão apresentada e, após técnicas de investigação, o acusado confessou o crime. O suspeito foi levado ao Ministério Público e ao Juiz de Garantia, que determinou a sua prisão preventiva.
Se a acusação for comprovada, o homem poderá ser condenado a até 24 anos de prisão, de acordo com o Código Penal angolano.