De acordo com a CNN Brasil, Claudia Sheinbaum tomou posse como presidente do México nesta terça-feira, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo. Ela assume em um momento em que os mexicanos estão a sofrer com a violência do crime organizado e com um pesado déficit na segunda maior economia da América Latina.
Analistas e observadores políticos preveem que Claudia buscará com urgência acalmar investidores após a aprovação de uma controversa reforma judicial promovida por seu antecessor, Andrés Manuel López Obrador.
“Os mercados estarão observando Claudia Sheinbaum em busca de uma política e uma estrutura regulatória previsíveis e favoráveis aos investimentos”, disse Alberto Ramos, chefe de pesquisa econômica da América Latina no Goldman Sachs.
Refira-se que Claudia conhecida como “la Doctora” por suas brilhantes credenciais acadêmicas, Claudia é uma física com doutorado em engenharia energética, ex-prefeita de uma das cidades mais populosas do mundo e fez parte do painel de cientistas climáticos das Nações Unidas que recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
Por: José Tchimuco