Esta semana, estive em Zanzibar no TRACE Summit como CEO e Co-fundadora da Hausdown, onde tive a oportunidade de trocar ideias com grandes nomes da indústria musical, como Uzor Daniel, Head da Sony Publishing, e Khalil Rahman, Digital & Marketing Lead da 63 Agency.
Confesso que a conversa foi intensa e repleta de insights sobre como os artistas africanos podem gerar receita desde o início das suas carreiras. E posso dizer que saí de lá com um pensamento bem claro: O futuro da música está em África e, acredito que somente com união vamos conseguir abrir portas para os artistas lusófonos e garantir que a sua arte chegue aos ouvidos do mundo. Por que chega de ficarmos nos nossos ilhéus de conforto, right?!
Existem 4 chaves essenciais para qualquer artista que queira começar a sua carreira com o pé direito. São aparentemente simples, mas de extrema importância e que nem sempre são implementadas.
1. Constrói uma equipa forte
Não importa o quão talentoso sejas, uma boa equipa pode ser e fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Rodeia-te de pessoas que compreendam a tua visão e saibam como te ajudar a concretizá-la. O talento sozinho não basta if you know what I mean.
2. Define uma estratégia clara
Para alcançares os teus objetivos precisas de um plano para que toda a tua equipa esteja alinhada. Estabelece metas claras a curto, médio e longo prazo. Sem uma direção definida, é fácil perdermos o rumo.
3. Faz acontecer
Não basta sonhar – é preciso agir. Se queres aumentar os streams e gerar receita, tens de ter um plano de ação claro e executá-lo com consistência. O sucesso vem com o trabalho diário. Ou seja,cria um plano de lançamentos consistente!
4. Adapta-te
O mercado está sempre a mudar, e a tua estratégia tem que saber adaptar-se a ele. A flexibilidade é chave para te manteres relevante e alinhado com as tendências do momento (e isto nem é sobre TikTok).
OK Ana, mencionaste educação, mas como assim?
●
Entende os teus direitos
Os artistas perdem muito dinheiro por não entenderem como funcionam os direitos autorais e os tais royalties que tod@s adoramos dizer mas que pouco temos. Investe o teu tempo e aprende como é essencial garantires que recebes o que te é devido. Felizmente nos dias de hoje não podemos dizer que a informação não existe porque sabemos bem que existe. Tens tudo o que precisas de saber no canal de youtube criador.pt
●
Adota uma mentalidade empreendedora
Ser artista hoje é ser também um empresário da tua própria carreira. Diversificar as fontes de rendimento, investir em networking, autoeducação e procurar mentores pode ser a tal key/chave que te falta.