- Publicidade -

More

    Como é que os artistas Africanos podem gerar receita aka $$ desde o início?

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Esta semana, estive em Zanzibar no TRACE Summit como CEO e Co-fundadora da Hausdown, onde tive a oportunidade de trocar ideias com grandes nomes da indústria musical, como Uzor Daniel, Head da Sony Publishing, e Khalil Rahman, Digital & Marketing Lead da 63 Agency.

    Confesso que a conversa foi intensa e repleta de insights sobre como os artistas africanos podem gerar receita desde o início das suas carreiras. E posso dizer que saí de lá com um pensamento bem claro: O futuro da música está em África e, acredito que somente com união vamos conseguir abrir portas para os artistas lusófonos e garantir que a sua arte chegue aos ouvidos do mundo. Por que chega de ficarmos nos nossos ilhéus de conforto, right?!

    Existem 4 chaves essenciais para qualquer artista que queira começar a sua carreira com o pé direito. São aparentemente simples, mas de extrema importância e que nem sempre são implementadas.

    1. Constrói uma equipa forte

    Não importa o quão talentoso sejas, uma boa equipa pode ser e fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Rodeia-te de pessoas que compreendam a tua visão e saibam como te ajudar a concretizá-la. O talento sozinho não basta if you know what I mean.

    2. Define uma estratégia clara

    Para alcançares os teus objetivos precisas de um plano para que toda a tua equipa esteja alinhada. Estabelece metas claras a curto, médio e longo prazo. Sem uma direção definida, é fácil perdermos o rumo.

    3. Faz acontecer

    Não basta sonhar – é preciso agir. Se queres aumentar os streams e gerar receita, tens de ter um plano de ação claro e executá-lo com consistência. O sucesso vem com o trabalho diário. Ou seja,cria um plano de lançamentos consistente!

    4. Adapta-te

    O mercado está sempre a mudar, e a tua estratégia tem que saber adaptar-se a ele. A flexibilidade é chave para te manteres relevante e alinhado com as tendências do momento (e isto nem é sobre TikTok).

    OK Ana, mencionaste educação, mas como assim?

    Entende os teus direitos

    Os artistas perdem muito dinheiro por não entenderem como funcionam os direitos autorais e os tais royalties que tod@s adoramos dizer mas que pouco temos. Investe o teu tempo e aprende como é essencial garantires que recebes o que te é devido. Felizmente nos dias de hoje não podemos dizer que a informação não existe porque sabemos bem que existe. Tens tudo o que precisas de saber no canal de youtube criador.pt

    Adota uma mentalidade empreendedora

    Ser artista hoje é ser também um empresário da tua própria carreira. Diversificar as fontes de rendimento, investir em networking, autoeducação e procurar mentores pode ser a tal key/chave que te falta.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Lendas da música afirmam ter identificado os feiticeiros do meio artístico

    O mercado musical angolano esteve em debate num encontro inédito entre algumas das maiores lendas da música nacional. Heavy C, Walter Ananas, Yuri da...

    MCK afirma que os artistas já não vendem álbuns como antes: “O país está na rocha e isso estrangulou a produtividade dos artistas”

    O rapper e activista social MCK afirmou recentemente no podcast "Batata Quente", do Mercado Lusófono, que os artistas angolanos já não vendem álbuns como...

    Weza Mendes pronuncia-se sobre entrevista com mãe de Mano Chaba e pede desculpa ao público, especialmente a Deezy

    O podcast Pod 1Milhão veio a público nesta quinta-feira, 27 de março, através da apresentadora Weza Mendes, para esclarecer e apresentar um pedido de...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto