Para um artista ter o impacto musical mediático e aceitação unânime por parte do público no mercado angolano não precisa seguramente apenas de ser bom cantor, ter boa aparência e cair na graça de todos, muito mais é requerido .
Tem havido de há uns tempos á esta parte uma esquematização nalgumas estações de Rádio e TV no sentido de rentabilizarem certas canções e consequentemente certos artistas para que as músicas e os vídeos caiam na graça do público e entrem no pacote mercantil de um negócio cada vez mais rentável para alguns profissionais destas estações difusoras .
Artistas há que lhes são cortados as pernas logo no início da carreira por não terem a quantia monetária exigida por alguns negociadores destas estações, segundo os quais, sem pagarem não terão a mesma possibilidade de competir no mercado musical .
O fenómeno é tão viral que não há quem não saiba desta realidade no seio da música nacional.
Há lendas da música nacional que também já passaram por esta humilhante experiência de as suas músicas serem rejeitadas tempo de antena por não terem aceite pagar o que seja aos tais manipuladores do esquema .
Sendo actualmente a música um verdadeiro poço de riqueza, há uma elite de cantores que são permanentemente protegidos por este esquema por desde o inicio terem aderido ao mesmo e de alguma forma agora não só credibilizam esta ilegalidade mas acima de tudo vivem agradecidos áqueles que os puseram aonde estão .
Tal como as visualizações dos vídeos no YouTube que hoje em dia é manipulada, o mesmo tem acontecido com a forma como certas músicas e certos vídeos atingem o sucesso que atingem, há o Compadrío de um grupo de malfeitores em desfavor de muitos artistas consagrados que rejeitam tais actos e também de artistas novos que sem recursos financeiros muitas vezes desistem do sonho .
Há quem tenha enriquecido com este esquema ! É uma teia maliciosamente engendrada para desregrar o mercado musical e criar riqueza para alguns .
Há seguramente entre os leitores deste artigo muitas vítimas deste esquema, portanto não há nenhuma inverdade aquí nem é propósito nosso criar monstros aonde eles não existam .
O que deve ser combatido é o cinismo e o Compadrío de tais actos para que o dolo causado á indústria da música e aos cantores inocentes seja investigado por quem de direito .
Escrito por Joe D’Almeida
Para o Platina Line
Londres 03/03/2013