Apresentadora mais famosa da TV americana, Oprah Winfrey recuperou o título de celebridade mais poderosa do mundo no ranking anual da revista Forbes, divulgado nesta quarta-feira. Oprah passou dois anos longe do topo da lista, quando deu lugar a Lady Gaga (2011) e a Jennifer Lopez (2012). O levantamento não leva em conta apenas ganhos dos famosos do showbiz e dos e dos desportos, mas número de menções que receberam na imprensa escrita, televisão e redes sociais e sua popularidade entre os anunciantes nos últimos doze meses.
A cantora Lady Gaga e o cineasta e produtor Steven Spielberg completam o pódio. O Top 10 da Forbes é formado quase todo por americanos. Só não o são o tenista suíço Roger Federer (oitavo lugar) e o canadense Justin Bieber (nono). Único brasileiro na lista das 100 celebridades mais poderosas do mundo, Gisele Bündchen ocupa a 82ª posição.
Entre os cinco primeiros colocados, estão quatro mulheres, já que atrás de Spielberg estão as cantoras Beyoncé e Madonna. Entre os latino-americanos, o melhor colocado é o jogador argentino Lionel Messi, 39º lugar (50º em 2012). Em compensação, saíram da lista este ano os atores Brad Pitt, Cameron Diaz e Johnny Depp, assim como o músico Elton John.
Os dez mais você vê abaixo. A lista dos cem mais bem colocados está no site da Forbes.
1. Oprah Winfrey
2. Lady Gaga
3. Steven Spilberg
4. Beyoncé
5. Madonna
6. Taylor Swift
7. Jon Bon Jovi
8. Roger Federer
9. Justin Bieber
10. Ellen DeGeneres
11. Hugh Jackman
12. Jennifer Lopez
13. Rihanna
14. Coldplay
15. Tiger Woods
16. LeBron James
17. Simon Cowell
18. Katy Perry
19. David Beckham
20. Robert Downey Jr.