20 de Maio de 2025 – Por Redacção
A província do Cuanza-Norte poderá, em breve, contar com novos polos de ensino superior nos municípios de Cambambe e Ambaca. A proposta foi apresentada esta terça-feira, durante uma audiência concedida por Sua Excelência Albano Vicente, Ministro do Ensino Superior, a representantes locais da província.
O encontro teve como foco principal a expansão da rede de Instituições de Ensino Superior e a criação de oportunidades de formação académica para os jovens da região. A descentralização do ensino, através da criação de núcleos universitários fora da capital provincial, foi apontada como uma estratégia-chave para a inclusão académica e o desenvolvimento local.
Durante a audiência, também foi abordada a situação da Escola Superior Pedagógica do Cuanza-Norte, cuja operacionalidade tem estado condicionada. Foi solicitado ao Ministério do Ensino Superior, em articulação com o INAAREES, que se criem as condições para a avaliação e acreditação dos cursos, de forma a garantir o pleno funcionamento da instituição no próximo ano lectivo (2025/2026).
As autoridades provinciais reiteraram o seu compromisso com o reforço da educação superior como pilar para o desenvolvimento sustentável, e manifestaram total disponibilidade para colaborar com o Executivo central neste processo.
“Juntos, de mãos dadas, trabalharemos por um Cuanza-Norte mais instruído, mais forte e com mais oportunidades para todos”, concluiu um dos representantes presentes na audiência.