- Publicidade -

More

    Cuide da sua solidão pra não ficar doente!

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

     

    “A necessidade de vínculo social significativo, e a dor que sentimos sem ele, são características definitivas da nossa espécie. O isolamento social involuntário é tão contrário à natureza humana que pode ter um impacto devastador sobre a saúde. Não só do ponto de vista psicológico, mas também físico.” – John T. Cacioppo, psicólogo

    Não dá pra viver completamente sozinho nem ficar muito tempo na solidão.

    Centro de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade de Chicago iniciou uma nova linha de pesquisas, coordenada pelo psicólogo John T. Cacioppo, que sugere que o ser humano é muito mais interdependente do que acreditam.

    Muitos dizem que curtem uma solidão de vez em quando, mas a solidão de não poder contar com ninguém, não conseguir se abrir, de se sentir só no mundo, essa é pior do que muitas doenças pelo mal que faz ao organismo. Esse estudo registrou indícios que há muito tempo doenças que deprimem o sistema nervoso central mexem com a pressão sanguínea, aumenta os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse que é um dos detonadores do sistema imunológico, deixam o sono com uma qualidade muito ruim, e aumentam a possibilidade do uso de drogas, álcool e fumo, isso dentre outros problemas. Os mais críticos são os problemas cardíacos e o câncer.

    Os indícios são tantos que a solidão já pode ser considerada um fator de risco para a saúde tão sério quanto a obesidade e o tabagismo.

    O problema é que ainda existe muito preconceito às pessoas que sofrem de problemas psicológicos e ainda são associadas a fraqueza de caráter das pessoas. “E, como há esse estigma, os afetados tendem a negá-la ou ignorá-la. Os que não sentem solidão, por sua vez, tendem a vê-la como um problema dos outros” diz Cacioppo.

    O isolamento social involuntário é tão contrário à natureza humana que pode ter um impacto devastador sobre a saúde. Não só do ponto de vista psicológico, mas também físico. Pessoas deprimidas sabem o quanto dói essa solidão psicológica, que parece não ter fim nem razão.

    Quando eu explico em alguns textos meus que o ser humano não nasceu pra ficar sozinho por isso a necessidade de nos relacionarmos afetivamente (seja no namoro, casamento, união estável) é nesse sentido que eu falo, dessa necessidade  intrínseca do ser humano viver junto, a necessidade de sobrevivência através da colaboração social. Vivemos juntos para podermos viver melhor e dar continuação a nossa civilização, tendo filhos e criando dentro dos nossos padrões sociais.

    E eu sei que nos dias de hoje, homens e mulheres sofrem por se sentirem sozinhos, sem ter um par que lhe faça feliz e seguro em termos psicológicos. Sim, se sentir sozinhos mexe com nosso emocional, nos deixam pra baixo, acabam com nossa saúde.

    Eu entendo que muita gente curta seu momento solitário, é bom, nos faz concentrar em coisas importantes, põe nossa cabeça em ordem. Mas solidão é diferente, faz mal. Se você está se sentindo assim, não tenha vergonha e procure ajuda terapêutica. Muitas vezes, alguma descompensação hormonal que apenas com uso dos medicamentos certos pode fazer um grande bem. Muitas vezes, só de fazer algum trabalho voluntário ou algo que dê um sentido na vida, com a convivência com outras pessoas já melhora seu astral!

    Se você está com uma tristeza profunda que não passa, procure ajuda.

    Para ler a matéria completa no Globo.com, entre aqui.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Ésio homenageia mulheres que vivem da venda de café em nova música

    Por: Sara Rodrigues A nova música de Ésio intitulada "Moça do Café" destaca o papel das mulheres angolanas que, com o seu trabalho humilde, sustentam...

    Sophia Buco emociona-se ao ouvir mensagem de Sandra Cordeiro no dia Mundial do Teatro

    Em alusão ao dia Mundial do Teatro, a cantora angolana Sandra Cordeiro deixou uma mensagem de carinho e incentivo para a apresentadora e actriz...

    Há cinco anos no comando do programa Bem-Vindos, Nádia Silva fala sobre vontade de mudar para novos formatos em TV

    Por: Sérgio Flávio Uma presença constante na vida de muitos telespectadores, Nádia Silva concedeu, recentemente, uma entrevista ao Platinaline, onde abordou sobre as suas aspirações...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Visit arnan.me

    Mais como isto