Por: Hélio Cristóvão
Os tempos vão passando e novos títulos vêm sendo assumidos pelos fazedores do estilo mais popular e midiático de Angola – Kuduro. Entre a velha-guarda e os artistas mais recentes, títulos como: “Novo rei do Kuduro”, “rei do Kuduro internacional” e até “Dona do Kuduro” vêm sendo assumidos.
Há algum tempo, um dos nomes mais sonantes do município de Viana, Pai Diesel, assumiu um título que lhe seria atribuído por um dos maestros do estilo Kuduro, o grande Sebem. Desde então, Pai Diesel declara em entrevistas que é o Novo Rei do Kuduro, em Actividade, por ser um dos sobreviventes do estilo da década de 90. Na época, o posicionamento gerou polémica e discórdia entre os cantores da classe.
No seu mais novo trabalho musical intitulado “toda toda”, Jéssica Pitbull marcou o seu posicionamento no estilo ao fazer afirmações radicais sobre a sua colocação no mercado. Para além de lançar algumas punchlines, a artista da Guetto Produções sublinhou ser a “Mentora do kuduro”, a “dona”.
A mais recente atribuição veio por parte de Príncipe Ouro Negro. O artista, que nos últimos tempos vem se destacando no Brasil, usou o seu Instagram recentemente para se afirmar como o “rei do Kuduro internacional” e agradeceu o povo brasileiro pela coroa.