A flexibilidade e a confiança são as palavras chave associadas às principais tendências tecnológicas que irão impactar as empresas angolanas ao longo dos próximos dois anos. Com a tecnologia a assumir um papel determinante no futuro das empresas, a transformação digital representa uma nova arena de inovação e diferenciação entre os agentes económicos num contexto cada vez mais global e integrado.
Com base neste pressuposto, a Deloitte apresentou a 14.ª edição do estudo Tech Trends, que analisa as diferentes formas como as organizações se estão a adaptar e a recorrer a ferramentas tecnológicas cada vez mais poderosas para projectarem o seu futuro. A apresentação decorreu no Hotel Sana, em Luanda.
António Veríssimo, Partner da Deloitte, refere que “as tendências apresentadas no Tech Trends destacam a importância de as organizações explorarem novas abordagens e adoptarem tecnologias emergentes para serem mais competitivas, aprimorarem os seus modelos de negócio e melhorarem os ganhos operacionais. Integrar estas tecnologias em benefício do tecido empresarial e promover a inclusão tecnológica são pois factores cruciais para o desenvolvimento social, a diversificação e o crescimento da economia de Angola.”
Para Nuno Carvalho, Partner da Deloitte, “o Capital Humano, especialmente na área tecnológica, continua a ser um motivo de grande preocupação para as organizações, dada a escassez de profissionais altamente qualificados. Os processos de transformação digital são imperativos para que os negócios possam prosperar, demonstrando a necessidade de criar processos de atração, seleção e retenção de talento.”
A edição anual do Tech Trends identifica seis tendências que, juntas, fornecem uma estrutura para a evolução contínua em direcção a três estratégias: simplicidade, inteligência e abundância. Essas tendências deverão impactar os negócios nos próximos dois anos. Na sessão de apresentação do estudo foi dado especial destaque às três principais tendências que se prevê que causem maior impacto nas organizações Angolanas, nomeadamente: