O Serviço de Investigação Criminal (SIC), por via da Direcção Nacional de Combate aos Crimes Informáticos, deteve nesta quinta-feira, em Luanda, um técnico tributário da Administração Geral Tributária (AGT), no âmbito da investigação do conhecido caso dos 7 mil milhões de kwanzas relacionados com o reembolso fraudulento do IVA. A acção foi realizada em coordenação com o Gabinete de Cibercrime da Procuradoria-Geral da República (PGR) e outros órgãos operativos especializados.
O funcionário, colocado na sede da AGT, é suspeito de estar directamente envolvido num esquema fraudulento de compensações indevidas, tendo acedido de forma ilegítima ao sistema informático da instituição. Sobre ele recaem acusações de Acesso Ilegítimo a Sistema de Informação, Devassa através de Sistema de Informação, Falsidade Informática, Peculato e Associação Criminosa.
De acordo com as autoridades, a detenção resulta de uma investigação minuciosa em curso, que revelou fortes indícios do seu envolvimento no processamento irregular de múltiplas notas de liquidação. O caso continua a ser investigado, podendo resultar em novas detenções e desdobramentos nos próximos dias.