Dia de 'chacina' do Cantor Bangão em Angola por sites e Pelo Facebook

0
134

No dia da morte do Cantor Nelito Bangão,  os  site Club k   e  Angofama, ” resolveram   “matar”  outro Bangão, o criador  do “ Fofucho”  na web. Primeiro, na matéria sobre o falecimento de Nelito , a foto usada foi a do  Bangão , Criador de vários sucessos como Kakixaca.  Os sites ate ao momento  não corrigiu a informação .

 

Aproveitamos o momento para esclarecer  aos Platinados  que Bangão   e Nelito Bangão  são pessoas diferentes, e  artistas diferentes.

 

Bangão do Fofucho  ou Bernardo Jorge “Bangão  Nasceu em   27 de setembro de 1962, em Luanda, capital de Angola, começou sua carreira em 1974, como participante do grupo Tradição. Em 1976 e 1977 integrou, como vocalista, o grupo Processo de África. Mas a primeira vez que subiu a um palco para um concerto foi em 18 de outubro de 1978 como integrante do grupo Gingas Kakulo Kalunga.

 

De 1989 a 1992 fez parte do conjunto Nzimbo e gravou, em 1992, o CD Sembele. Em 1996 venceu o prêmio Liceu Vieira Dias, com o tema Kibuikila (Peste), acompanhado pela banda Maravilha. Em 1999 foi convidado a fazer parte da banda Movimento, como vocalista. No mesmo ano, ganhou a primeira edição do concurso Semba de Ouro, com a canção Kangila (pássaro agourento).

 

Em 2003 é consagrado como um dos maiores intérpretes da música popular angolana, ao ganhar os prêmios de Música do ano (Fofucho), Voz masculina do ano e Preservação, pela sua incessante defesa da música popular angolana, todos pela Top Rádio Luanda. Em 2005 foi vencedor do Top dos Mais Queridos.

 

Ao longo de sua carreira, Bangão já participou em espetáculos em Portugal, Argentina, Namíbia e Brasil, onde dividiu o palco com Gilberto Gil.

 

Já    Manuel Damião “Nelito Bangão “, de 59 anos de idade, nasceu na província Malanje. Durante a sua carreira, publicou duas obras discográficas, sendo “Nelito Bangão e Pepé Kalé “, orquestrada pela banda Empire Bakuba e “Ngueza-Vim“.

Ao longo da sua carreira, iniciada em 1972, o músico gravou três singles, pelas editoras Valentim de Carvalho, Dison e Lusolanda.

 

A Platina Line, falou agora pouco com familiares de Bangão do Fofofucho  que confiram o estado de saúde perfeito do artista.


 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui