“Nós podemos mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor. Está nas nossas mãos fazer a diferença”
Comemora-se já no próximo dia 18 de Julho, mais um Dia Internacional Nelson Mandela, uma data que celebra a data de nascimento do emblemático líder sul-africano. Mas mais importante que comemorar o seu nascimento é celebrar a dedicação de Mandela ao serviço da humanidade, pela resolução de conflitos e reconciliação, promoção e protecção dos direitos humanos, igualdade de géneros e direitos das crianças e outros grupos igualmente vulneráveis.
O Dia de Mandela é uma chamada à acção para que pessoas de todo o mundo assumam a sua parte de responsabilidade para tornar o mundo num lugar melhor, seguindo o exemplo inspirador de Mandela.
Madiba, um líder nato
Nelson Rolihlahla Mandela foi um advogado de sucesso e mais tarde acabaria por se tornar Presidente da África do Sul de 1994 a 1999, sendo considerado o mais importante líder de África. Vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1993, Madiba, como é carinhosamente tratado, passou 27 anos na prisão, tendo dedicado 67 anos da sua vida às causas que defendeu enquanto advogado dos direitos humanos.
Roteiro turístico inspirado em Mandela
Em 2014, o Governo sul-africano lançou um roteiro interactivo que destaca os locais-chave da vida de Nelson Mandela, designado “Atracções Turísticas Inspiradas em Madiba”, um itinerário de viagem que pretende incentivar turistas de todo o mundo a visitarem o país e seguir os passos do antigo presidente Nelson Mandela.
O objectivo da criação deste roteiro é tornar a visita à África do Sul uma experiência única para os turistas, levando-os a descobrir todos os pontos-chave relacionados com a vida do histórico presidente e compreender melhor a história do país.
Desenvolvido pelo Turismo da África do Sul em parceria com o Nelson Mandela Centre of Memory, o roteiro destaca não só os pontos turísticos mais importantes como alguns locais nas quatro principais províncias que marcaram a vida de Mandela. É o caso de Eastern Cape, onde Madiba nasceu, cresceu e frequentou a Universidade de Fort Hare; Gauteng, onde trabalhou como advogado e se tornou uma peça-chave na luta política da África do Sul; KwaZulu-Natal, onde foi capturado; e Western Cape, onde esteve preso até ser finalmente libertado.
O roteiro interactivo está disponível em http://mandela.southafrica.net/map/overview. É possível encontrar toda a informação relativa aos locais sugeridos no roteiro, imagens das atracções turísticas e outros pontos de interesse, bem como contactos úteis para os turistas.
Este roteiro foi também transformado numa aplicação para dispositivos móveis, disponível em Inglês a partir do iTunes Store da Apple (dispositivos iOS) e através do Google Play (para dispositivos Android).
“Nós podemos mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor. Está nas nossas mãos fazer a diferença”, é uma das frases mais conhecidas de Nelson Mandela.