O governo português decidiu alterar a Lei da Nacionalidade, o que era possível conseguir em cinco anos foi alterado pelo, agora o tempo mínimo de moradia com título de residência em Portugal para ter direito ao pedido vai passar para sete anos, para os cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e para imigrantes de outros países, vão precisar de 10 anos de residência para adquirir a nacionalidade.
De acordo com informãoes, o Governo português quer que esta alteração entre em vigor este ano, o que significa que pedidos de nacionalidade enviados após o mês de junho deste ano vão precisar cumprir com estas alterações, resultados de políticas e leis que foram facilitadas.
“São mudanças imprescindíveis aos tempo em que vivemos e da realidade“, disse António Leitão Amaro, ministro da Presidência, aquando do anúncio feito nesta segunda-feira.
Refira-se que as alteração afetarão os filhos de estrangeiros nascidos em território português. A proposta diz que apenas crianças cujos pais residem legalmente no país há pelo menos três anos poderão solicitar a nacionalidade portuguesa.
Por: Eud Saquetumba