Por: Vanilson Gourgel
O DJ angolano Lutonda Paulo foi detido, nesta terça-feira (19), no aeroporto da Alemanha devido à não validação de um documento de residência. De acordo com o artista, o documento havia sido prorrogado pelo governo português por mais um ano, permitindo a sua utilização até 2024, apesar de constar uma data de expiração em 2023.
Em entrevista exclusiva ao Platinaline, DJ Lutonda explicou as circunstâncias do incidente, ocorrido enquanto fazia escala na Alemanha, com destino final aos Estados Unidos.
“O problema é o seguinte: saí de Angola, fui para Portugal e permaneci lá por alguns dias. Tenho a residência da CPLP, e o documento foi prorrogado em Portugal até 2024. Contudo, as autoridades alemãs só conseguem visualizar a data vencida em 2023”, relatou o artista.
O documento, emitido no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), deveria ser aceite em território europeu devido à prorrogação oficial validada em Portugal. No entanto, as autoridades alemãs recusaram reconhecer a extensão, resultando na detenção temporária do artista.
DJ Lutonda destacou ainda que a situação revela falhas no reconhecimento internacional de documentos prorrogados ao abrigo de acordos como o da CPLP, o que poderá levantar preocupações para outros cidadãos que enfrentem dificuldades semelhantes.