O Chefe do Departamento de Telecomunicações e Informática da Direcção Nacional de Viação e Trânsito (DNVT) Inspector-Chefe – Domingos Satchitela, anunciou, ontem, em Luanda, que o país vai contar, brevemente, com um novo modelo de matrículas.
Domingos Satchitela, que falava durante uma entrevista exclusiva ao Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional, salientou que, a medida está inserida no Decreto Presidencial n° 202/2016 de 27 de Setembro, que regula as atribuições de chapas de matrículas, para veículos automóveis e seus reboques.
O representante da DNVT esclareceu, ainda, que as matrículas actualmente usadas em Angola não contêm nenhum elemento de segurança.
“Existe um elevado número de falsificações e duplicações de matrículas, o que resulta em elevadas perdas fiscais e quebra na segurança pública”, justificou.
Segundo o Inspector-Chefe, os dados das viaturas matriculadas, actualmente, estão parcialmente registrados em formato electrónico, em Luanda, e outros Centros de Atribuição em Livros, mas, está em curso um processo de digitalização de todos os dados das viaturas numa base de dados central.
Esse novo dispositivo irá suprir todo défice que havia, pois trás consigo elementos de segurança que anteriormente não se faziam acompanhar, como a identificação da placa e outros.
“Pois, em caso de acidentes, a título de exemplo, o automobilista deve comunicar a DNVT, que teve um acidente, e as autoridades é que vão, por sua vez, enviar a informação ao centro para poder fabricar a chapa. Isso para deminuir o índice de clonagem e falsificações”.
Avançou que, neste momento, a área que dirige está a trabalhar com o seu parceiro, e que, o primeiro Centro de matrícula já se encontra erguido, faltando apenas o seu apetrechamento.
“Vamos ter vários pontos para o procedimento da troca, no qual todos os veículos vão passar por uma inspecção, pois nós queremos com esta campanha detectar o maior número de carros roubados”, rematou.