Mulheres, vamos fazer uma reflexão. Parece que a mulher hoje em dia quanto mais estuda mais cresce a nível profissional mais, mais emburrece a nível espiritual. Como sempre digo: Doctora é no hospital, Advogada é no local de trabalho , Juíza é no tribunal e por ai a fora. Agora, quando você chega em casa, por favor mulher deixe seu título na porta melhor, na esquina de sua rua porque depois que você passar a porta de sua casa e entrar no seu lar (se é que tens um lar, porque muitas têm apenas 4 paredes para dizer casei) você é apenas a mãe de seus filhos, a esposa de seu marido, a companheira e amiga, a amiga de seus filhos sempre que eles precisarem de você, sem esquecer que no quarto, você sempre vai continuar sendo a namorada e a amante de seu marido.
Chega de tanta burrice, de gente que quanto mais passa na carteira mais ignorante se torna. Porque para ser mãe, esposa, mulher, namorada e amante não existe universidade que nos forme. É na escola da vida mesmo, é aprendendo com os erros e os acertos e com os conselhos de gente experiente como nossas mães. O pior é quando, a Mulher Angolana quer beber de outras culturas e tem muita mãe cabeça de vento que só ensina a filha que tem de estudar e estudar e não ensinam a filha a cuidar da casa nem a orientar uma empregada, porque quem não sabe fazer não vai saber mandar fazer, e estamos nos estrepando cada vez mais, tratando mal a família do marido para que não nos vão visitar para assim podermos esconder a nossa preguiça e nossa falta de delicadeza ao tratar aqueles que acabamos de conhecer.
Não te esqueças mulher que se este homem hoje esta ai feito, formado e bem educado para ti é porque teve alguém que o colocou no mundo e o educou e fez dele o que ele é hoje. Ele sempre teve família e ele não pode esquecer seu pai e sua mãe só porque você acabou de chegar. Não pense que se ele hoje é Doctor é graças a você, é graças a seus pais que o criaram e quer queiramos quer não todos nós (tanto homem como mulher) temos os nossos agregados (pai, mãe, irmãos,primos e sobrinhos) e quando você casa, você pode não dar o sim a todos porque só existe um noivo no altar mais terás de aprender a conviver com todos. A Bíblia diz em Mateus 19 ,5 ” Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne”. Quando a Bíblia diz deixar é no sentido de que agora vocês vão começar algo vosso na vossa casa, e a Bíblia diz deixar, não diz abandonar muito menos esquecer. Não te esqueças mulher que nesta vida todos vamos viver as duas faces da moeda: a de nora e a de sogra. Nora és, sogra serás, filha és mãe serás.
Hoje maltratas a tua sogra e a família do teu marido. Amanhã será a mulher do teu filho a fazer o mesmo contigo.
Colunista: Angelina de Sales Para Platina Line
* E para melhor complemento em apêndice segue o texto sobre a mulher do século 21 de Helena Tannure.
A mulher do século 21…
“Nós somos as mulheres do século 21, como mulheres do século 21 somos convocadas a usufruir do legado deixado pelo movimento feminista: estudar, trabalhar e ser bem sucedida nesse trabalho, ser independente emocionalmente, sexualmente, financeiramente e resistir ao “domínio” masculino, ser melhores que os homens e ter os mesmos direitos que eles.
Depois da queima de sutiãs, da criação da pílula anticoncepcional e da consequente liberação sexual, vieram o aumento das doenças sexualmente transmissíveis, a prática do aborto e a superficialidade nos relacionamentos que se tornaram descartáveis.
A mulher do século 21 tem dupla jornada de trabalho, muitas após a amamentação abrem mão da convivência e proximidade com seu bebê e delegam a babás, berçários e maternais ou creches a alegria de assistir aos primeiros passos, as primeiras palavras e as primeiras experiências dos seus filhos, isso, quando não abrem mão da maternidade, muitas por necessidade absoluta outras por terem sucumbido ao estilo de vida que compete e ostenta. A mulher tem múltiplos parceiros e muitas fazem incursões na promiscuidade. O número de mulheres portadoras do vírus HIV aumentou significativamente. Mulheres eram musas que inspiravam os poetas e hoje são chamadas nas canções de “cachorras”, “poposudas” e outros termos imensionaveis usados pelos compositores do nosso tempo, além de serem colocadas no mesmo nível dos objetos de consumo.
A mulher do século 21 sofre violência doméstica e muitas são assassinadas pelos companheiros ou maridos, ela usa beleza de suas formas para atrair admiração e aceitação e usa sensualidade como uma arma de conquista desconhecendo as densas trevas e influências satânicas que estão atraindo para os seus relacionamentos afetivos.
Essa é a mulher do século 21, um breve retrato do nosso contexto. Veja na bíblia o contraponto, outra mulher, a de provérbios 31…A mulher do século 21 é o retrato da mulher que escolheu viver a vida a sua própria maneira ignorando o prumo da palavra de Deus”.
Helena Tannure