Por: Nunes Hebo
A partir desta quarta-feira (08), o Tribunal de Luanda, começa a julgar o cidadão angolano Edson de Oliveira de 33 anos de idade, mais conhecido por Dom Saramago, pelo crime de burla qualificada.
O arguido, supostamente, liderou um esquema de burla com prejuízo avaliado em mais de três mil milhões de kwanzas, através da empresa Extagiárius Finance, uma suposta empresa de mediação financeira.
Dom Saramago foi detido em 2022 após mais de mil pessoas se queixarem de terem sido burladas pela Extagiárius Finance. De acordo com a magistrada do ministério público, Momita Voca, citada pela Rádio Nacional de Angola (RNA), o investimento dos lesados foi entre 40 mil e 150 milhões de kwanzas e o julgamento vai contar com 866 testemunhas.
Lembre-se que durante os 11 meses que passou na prisão, Dom Saramago escreveu o livro “O Poder da Psicologia no Processo de Reabilitação Penal”, uma obra onde destaca a importância dos profissionais de psicologia forense ou criminal no ambiente prisional, enfatizando o impacto positivo do contacto entre esses especialistas e os reclusos.