- Publicidade -

More

    Empresários egípcios projectam fábrica de autocarros em Angola

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Empresários egípcios manifestaram a intenção de instalar, em Angola, uma fábrica de autocarros para o sistema de transportes públicos, para atender as necessidades do mercado angolano e de outros países da África Austral, num encontro com o ministro Ricardo de Abreu, na quarta-feira.

     

    O projecto egípcio pode evoluir caso o ministro dos Transporte aceite o convite formulado pelos empresários do país do Norte de África durante o encontro, realizado à margem do Fórum Empresarial Angola-Egípto, realizado, em Luanda, de segunda a quarta-feira últimas.

     

    Uma fonte dos Ministério das Relações Exteriores afirmou que os empresários egípcios solicitaram que o ministro dos Transportes se desloque àquele país para “constatar in loco a realidade do que pretendem implementar em Angola”.

     

    O convite coincide com declarações proferidas na abertura do Fórum Empresarial, na terça-feira, pelo secretário de Estado para Cooperação Internacional e das Comunidades, Domingos Vieira Lopes, que disse que, na cooperação com o Egipto,  Angola “pretende aproveitar o forte potencial da engenharia industrial, com destaque para os electrodomésticos, componentes automóveis e indústrias eléctricas”.

     

    De acordo com a fonte, Domingos Vieira Lopes também declarou que o Executivo vai fortalecer a cooperação com o Egipto nos domínios comercial e industrial.

     

    A fonte, um comunicado emitido, ontem, pelo Ministério das Relações Exteriores, indica que, num outro encontro, o ministro da Agricultura e Pescas solicitou dos empresários egípcios o estabelecimento de acções para viabilizarem os investimentos, apontando para a importância de se estabelecerem em Angola.

     

    O secretário de Estado para a Energia, António da Costa, viu apresentado um projecto do grupo empresarial Energya Cables, que se propõe em instalar, no país, infra-estruturas para fabricação de cabos eléctricos de média e alta tensão, fornecer energia domestica e produzir aço.

     

    Em resposta, o secretario de Estado indicou aos empresários a utilidade de contactos com a Agência de Apoio ao  Investimento Privado e Promoção das Exportações (APIEX) e com a Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, para identificação do espaço em que se vão instalar e outros actos.

     

    A missão empresarial egípcia foi acompanhada, respectivamente, pelos embaixadores em Luanda e no Cairo, Nelson Cosme e Mohamed Safwat, nos encontros influenciados pela estratégia angolana anunciada, terça-feira, pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades.

     

    Domingos Vieira Lopes disse, naquela ocasião, que Angola oferece aos empresários egípcios boas oportunidades de investimentos, considerando, também, ser a altura de os empresários angolanos aproveitarem para estabelecer parcerias de negócios com vantagens recíprocas.

     

    O comunicado de imprensa em que estes dados são anunciados indica que o valor médio anual das exportações da indústria egípcia de máquinas e equipamentos rondou os 6,15 mil milhões de dólares de 2016 a 2019, com Angola a representar 0,01 por cento do total das exportações, só em 2021.

     

    O embaixador no Egipto reafirmou, na terça-feira, que Angola vai continuar aberto às iniciativas de investimento estrangeiro, pelo que o Egipto, no quadro da cooperação bilateral, continua a ser um parceiro privilegiado.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Dom Caetano aborda dissabores com Carina Santos: “Se a cópia não convence, a música se esquece”

    Dom Caetano, com sua sólida argumentação, detalhou os dissabores que enfrentou com a artista Carina Santos devido à reprodução da música intitulada “Sou angolano”,...

    Banco BCS lança o seu primeiro fundo de investimento

    O Banco BCS, arrancou ontem com a subscrição de um fundo fechado especial de investimento em valores mobiliários, no valor global de 5.000.000.000 Kz. Destinado...

    Angola ocupa 4.ª posição no Ranking Africano de Futsal

    Por Helder Lourenço Após a recente realização do CAN`2024, em Rabat, Marrocos, Angola se destaca ao conquistar a quarta posição no ranking da Confederação Africana...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto