Colectiva no combate à pobreza
No seu lançamento há pouco mais de um ano, o programa Crescer Juntos foi apresentado pelo Banco BIC com a ambição de se tornar “a maior plataforma em Responsabilidade Social Empresarial de Angola”, como enfatizou à época o Dr. Hugo Teles, PCE do Banco.
Dentre as inovações do programa, estava a proposta do conceito de empresas co- investidoras e o convite para que se juntassem ao Banco BIC no apoio a ONGs que actuam nas causas enquanto tratam das consequências dos problemas sociais.
Nesta quarta-feira 18 de Outubro, na sede do Banco BIC em Talatona, 6 novas empresas estiveram reunidas para assinarem contratos como co-investidoras e para um feito inédito: ficaram a conhecer o hino do Crescer Juntos especialmente composto por Dji Tafinha e Rui Orlando e que a Unitel irá adoptar como música de espera das chamadas nos próximos meses. Os direitos autorais foram hoje cedidos gratuitamente pelos autores, para validar a primeira fase do processo em conjunto com a Unitel.
“Desde que criamos o Crescer Juntos, fiz questão de deixar claro o desejo de que o programa tivesse a adesão de empresas que pudessem colaborar com recursos mesmo que não financeiros. Afinal de contas, quando se trata de combater a pobreza e trabalhar pelo futuro de Angola, não há disputas de egos nem de vaidades comerciais ou de qualquer outra natureza, essa é uma tarefa de todos nós”, afirmou o Dr. Hugo Teles.
O Banco BIC, fundador e principal financiador do Crescer Juntos investiu neste primeiro ano cerca de US$ 500 mil dólares entre custos operacionais e doações, enquanto as empresas co-investidoras contabilizaram apoios acima de US$ 100 mil dólares, consolidando assim o tamanho e o impacto positivo do programa junto às ONGs apoiadas e às cerca de 50 mil pessoas por elas beneficiadas.
“Não é possível haver empresas bem-sucedidas em sociedades falidas. E também não se cresce sozinho, precisamos todos uns dos outros seja para fazer negócios, seja para darmos respostas colectivas a problemas sociais que são sistémicos e que nos afectam a todos. O Banco BIC, com o apoio das empresas co-investidoras, para além de fazer a gestão de capitais financeiros passou também a fazer a gestão de capitais sociais. E essa é uma das riquezas de Angola que precisamos fazer crescer” finalizou o Dr. Hugo Teles.
Banco BIC, S.A. • Contribuinte no 5401128908 • Edifício Sede Banco BIC, Bairro Talatona, Município da Samba, Luanda – Angola
O que é o Crescer Juntos
O programa Crescer Juntos, do Banco BIC, nasceu para apoiar Organizações Sociais (ONGs), Fundações e Associações sem fins lucrativos com projectos em áreas como a Educação, a Saúde, a Cultura, o Empreendedorismo, Meio Ambiente e os Direitos Humanos (entre outras) e que estão a empreender soluções de combate à pobreza capazes de actuar nas causas, e não apenas nas consequências dos problemas sociais mais urgentes em Angola.
O programa tem também o desafio de mudar a percepção da sociedade sobre a mais-valia das doações, quando são tratadas como um investimento social privado, cujos resultados podem e devem ser acompanhados pelo doador.
O Crescer Juntos tem por objectivo dar apoio financeiro, mas também mentoria e visibilidade às organizações sociais apoiadas. Empresas e particulares que se quiserem juntar ao programa, poderão acompanhar através de relatórios periódicos o que se está a passar com o seu dinheiro, mas também com a doação de outros recursos não financeiros que tenham proporcionado.
Empresas Co-investidoras que assinaram no dia de hoje o acordo com o Programa Crescer Juntos
DP WORLD
HOTEL MARINA BAIA
LIDERANÇA FEMININA PROPOSITUS PURIFILTRO
UNITEL
Dji Tafinha e Rui Orlando
Empresas Co-investidoras e Apoiadoras que já fazem parte do Programa Crescer Juntos
ASSOCHINA
BALDEX
BIGMEDIA
CHÁ – CONSULTING & HOSPITALITY ART CLUBE S
EDICENTER
ESPAÇOS
FULL BLISS
GLX – GALAXIA
GOMEDIA
GRUPO ZERCA
HORTALINDA
JORNAL DE ANGOLA
L&S REPUBLICANO
NCF- NOBLE CARE FOUNDATION PLATINALINE
Banco BIC, S.A. • Contribuinte no 5401128908 • Edifício Sede Banco BIC, Bairro Talatona, Município da Samba, Luanda – Angola
PURIFILTRO
RCA – RÁDIO CULTURA ANGOLA REFRIANGO
REPÚBLICA FM
RNA – RÁDIO NACIONAL DE ANGOLA TPA – TELEVISÃO PÚBLICA DE ANGOLA