Cerca de 25 milhões e 800 mil dólares norte-americanos, foram investidos em equipamentos para remoção de terras para os Projectos de extracção mineira da Subsidiária Endiama Mining Ltd.
Angola, uma vez mais, participou na 31ª Conferência Internacional de Minas e Exposição “Mining Indaba 2025”, na Cidade do Cabo, África do Sul, que visou a apresentação e discussão de temas sobre avanços tecnológicos, práticas sustentáveis e investimentos no sector da mineração, foi um dos assuntos relevantes no palco internacional dos diamantes.
Na ocasião do maior evento africano de investimentos no sector mineiro, que decorreu de 3 a 6 de fevereiro, no âmbito da sua participação no Mining Indaba 2025, a ENDIAMA-E.P assinou, um contrato de financiamento com a Komatsu, via Cimertex, avaliado em cerca de 25 milhões e 800 mil dólares norte-americanos, para fornecimento de equipamento para remoção de terras na extracção mineira.
Pela capacidade produtiva e desenvolvimento na extração mineira, a subsidiária ENDIAMA Mining e a Sociedade Mineira do Calonda, apresentma-se como prioridade inicial no processo de aquisição dosmeios técnicos. O acordo prevê também, o fornecimento de equipamentos para o projecto mineiro do Luachimba, localizado naprovíncia da Lunda-Norte.
O documento foi assinado pelos altos responsáveis das empresas, ENDIAMA E.P e CIMERTEX. Pela Endiama, o PCA Drº José Manuel Ganga Júnior e a Administradora-executiva, Drª Ana Feijó, e pela Komatsu, assinou Tanguy Van Uytvanck, responsável de Finanças para África, que esteve acompanhado por Drº Miguel Oliveira, CEO da Cimertex Angola, que garantiu, o fornecidos na íntegra dos equipamentos no período de 4 meses, salvaguardando os serviços de reposição de peças, manutenção e formação técnica dos operadores de máquinas.
O maior evento africano de investimentos no sector mineiro, foi chefiada pelo Exmo. Srº Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Drº Diamantino Pedro de Azevedo e integram altos responsáveis deste Ministério, da Agência Nacional de Recursos Minerais, do Instituto Geológico de Angola, da Endiama-EP, da Endiama Mining e da Sodiam-EP, bem como de empresas mineiras e da Embaixada de Angola na África do Sul.