“Sou apenas uma unidade que também da o seu contributo numa área que é de extrema importância para o ser humano, o entretenimento.
Frederico Gonçalves Júnior ou Kayaya Jr. é um dos maiores impulsionadores de talentos na área de entretenimento e produção de eventos em Angola, quer na moda, como na música é diretor de Produção da agência Step Models, É um homem com carisma, descontraído e responsável, e partir de Shangai China falou sem tabus e preconceitos com exclusividade a Platina Line, mundialmente famosa.
Raio X
Fui registrado como… Frederico Gonçalves Junior
Nascimento: 23 De Agosto de 1965
Na TV assisto: As Noticias informativas e depois as que tenha ver com espetáculos
Não assisto na TV: Debates Políticos
Nas horas livres: Gosto de estar com família
No cinema: Tudo que tenha Qualidade
Música: todo tipo de musica com qualidade
Livro: Neste momento estou a ler “O homem que queria salvar o mundo – de Samantha Power, sobre a vida de Sergio Vieira de Mello”
Prato predileto: Um bom funge de carne seca e cozido de bacalhau
Pior presente: … O envenenado…
O melhor do guarda-roupa: As camisas
Perfume: Platinum-Egoiste da Chanel
Mulher bonita: Toda mulher inteligente é bonita.
Homem bonito: Com caráter, honesto, trabalhador é de certeza um homem bonito…
Cantor: Paulo Flores, Yuri da Cunha, Danny L
Cantora: Yola Semedo, Perola
Ator: Raul do Rosário
Atriz: Erica Chissapa
Animal de estimação: Não sou muito chegado a animais, pois sofro de alergias
Escritor: Pepetela
Arma de sedução: Boa educação, respeito pelo próximo, nunca falha
Melhor viagem: As Ilhas Mauricias com a minha mulher e filhas, foi o máximo
Sinônimo de elegância: O bom gosto
Melhor notícia: Que o amanha fosse mais feliz para todos…
Inveja: è isso mesmo, inveja, não gosto
Ira: Não tenho para com ninguém e não desejo a ninguém
Gula: Sou um pouco, principalmente quando vou ao Kais de 4
Cobiça: Muito feio
Luxúria: Ha quem goste e vive com isso, mas eu não.
Preguiça: As vezes sabe tão bem, mas só as vezes.
Vaidade: Todos somos, de uma forma ou de outra
Mania: De querer ser sempre reto em tudo o que faço.
Filosofia de vida: Fazer um quilômetro mal feito é o mesmo que o fazer bem feito, vamos faze- lo bem feito então …
Karina Barbosa: Companheira de muitas lutas, amiga, guerreira, pessoa que não se conhece em três tempos
Profissão
Platina Line: Como começou a sua carreira?
Kayaya JR: Foi tudo um pouco por consequência de outras coisas que já fazia na altura
Kayaya JR: Na altura em que comecei não, mas depois tive sempre.
Kayaya JR: Penso que faria apenas uma mudança, mas isso são outros assuntos – Xe menino não fala politica.
Kayaya JR: Como modelo, todos os trabalhos são grandes à medida que vão aparecendo, e enquanto produtor, o Moda Luanda esta entre os eleitos
Kayaya JR: Como em todas as profissões.
Platina Line: Foi um dos primeiros modelos angolanos de sucesso internacional. Qual foi a reação das pessoas ao saberem que é angolano?
Kayaya JR: Na altura em que eu trabalhava como modelo ainda não havia esse fascínio que hoje assistimos em relação a Angola, mas sempre fui muito bem tratado, não por ser angolano, mas sim por ser um bom profissional, e isso era o mais importante para mim.
Platina Line: Quais são seus designers ou marcas favoritos?
Platina Line: Que momento da sua carreira vai ficar para sempre na sua memória?
Kayaya JR: Todos os momentos, e foram muitos, em que senti da parte do publico um carinho e reconhecimento pelo que acabaram de ver, são momentos que nunca se esquecem.
Platina Line: Kayaya Jr. é um dos maiores impulsionadores de talentos na área de entretenimento e produção de eventos em Angola, quer na moda, como na música. Considera-se o grande empreendedor nesta área?
Kayaya JR: Não. Sou apenas uma unidade que também da o seu contributo numa área que é de extrema importância para o ser humano, o entretenimento.
Kayaya JR: Em momento nenhum. Eu sou feliz pelo que sou e não pelo que tenho ou não.
Platina Line: Não se pode falar em domingo sem falar em noites de domingo no Miami Beach. Como iniciou este projeto que hoje é referencia obrigatória no quesito entretinimento?
Kayaya JR: Começou precisamente por ter sentido que faltava um espaço para outro tipo de diversão, e ai nasceu o programa Domingo Vivo, e também porque na altura estava a ensaiar uma ideia de um programa para televisão, não o avançou em televisão, mas continuamos ao vivo e a cores sem corantes nem conservantes. E já lá vão 14 anos sem parar.
Kayaya JR: Foi realmente uma forma de dar uma montra aos criadores nacionais. A moda é um fator industrial de muita importância, e nos não tínhamos nada onde se pudesse mostrar o que os criadores estavam a fazer, e assim nasceu este evento.
Platina Line: Qual é avaliação que faz da moda em Angola de a 20 atrás com a moda a que se faz atualmente. Houve desenvolvimento?
Kayaya JR: Muito sinceramente, estava a espera que houvesse mais, mas também temos que ver que sem formação não se vai a lado nenhum. A moda angolana está num momento em que aparece muita gente com vontade, mas depois não há continuidade profissional dos projetos, por falta da componente industrial, de formação, de expansão e de visibilidade e isso leva a que estejamos sempre no ponto de partida.
Kayaya JR: Penso e sinto que as amizades não se compram. Neste sentido, a amizade que tenho por quem quer que seja, vai sempre estar acima de qualquer opinião que a sociedade tenha ou venha a ter em relação as pessoas em causa. A amizade rega-se como se rega um jardim.
Platina Line: Acredita na ideia de que qualidade e eficiência em produção de eventos e moda a Step è o grande Monopólio em Angola?
Kayaya JR: Somos uma empresa pequena, quase a fazer 10 anos de vida, não temos nenhum interesse em ser ou ter o monopólio de nada, ate porque os monopólios tendem a falir, mas queremos sempre fazer bem feito o que nós é solicitado pelos nossos clientes, isso sim é muito importante para todos nós.
Kayaya JR: Acredito que hoje os jovens tem muito mais abertura de oportunidades que há uns anos atrás, mas também sinto que se não forem a luta por aquilo em que acreditam as coisas não virão de lá de cima de mão beijada.
Platina Line: E qual é balanço e feedback que tenhem recebido da organização da Angola na Expo Shangai de 2010, visto só não estou enganado é uma produção Step.
Vida Pessoal
Platina Line: Um leitor seu fã a partir dos Estados Unidos enviou a seguinte questão para si. É pai de quatro belas meninas, como reagiria se elas quisessem entrar para o mundo da moda?
Kayaya JR: Naturalmente, Mostrando os caminhos certos para este mundo ou outro que elas venham a escolher. Falo muito com elas e até já ajudam. O Bruno, que e o mais velho ajuda sempre que possível. Mas eles e que tem que decidir o caminho deles.
Platina Line: como é sua relação com os seus filhas e o que tem ensinado a elas?
Kayaya JR: Penso ser uma relação saudável, falo muito com eles e tento passar os bons valores que ainda nos restam para uma vida em sociedade saudável, respeitando o próximo e tolerante perante os desafios.
Platina Line: O fato de todas elas serem meninas tem influenciado de alguma maneira no relacionamento com elas?
Kayaya JR: Não são só meninas, tenho um rapaz também. Mas o relacionamento é igual.
Platina Line: Outro leitor da Revista direto da Turquia, diz que é do Kuanza Norte e pergunta como é sua relação com sua esposa, que carinhosamente a chamas de Princesa do Gulungo. Como nasceu este amor?
Kayaya JR: De muito carinho e respeito acima de tudo. Ela e sim do Gulungo Alto e tem um coração fantástico, uma pessoa em que eu posso encostar de olhos fechados que ela esta lá, isso é amor. Nasceu de uma forma muito bonita. Resumindo, andei a procura do contacto dela por mais de 6 meses ate que consegui.
Platina Line: Por sua vez a Platinada que estuda na Rússia, está curiosa para saber como Kayaya Junior Faz para se manter Forever Young e diz que O kayaya “é lindo de Morrer” e por fim questiona Quais os cuidados que você tem para manter a Beleza e charme?
Kayaya JR: Muito obrigado pelo elogio. Acredito que quando se sincero, integro, trabalhador, passamos para o lado das pessoas que nos cativam logo, e eu tento ao Máximo levar uma vida sem muitos excessos, sem problemas com ninguém, tento fazer o que mais gosto e isso e muito importante para uma pessoa. Não tenho nenhum cuidado especial que não seja o normal num ser humano preocupado com o bem estar dos que lhe rodeiam.
Platina Line: Verão para si é…
Kayaya JR: Muito trabalho, alguma praia com a família.
Platina Line: Férias cá dentro ou lá fora
Kayaya JR: Normalmente fora
Platina Line: Quem mandaria para uma ilha deserta?
Kayaya JR: Muita gente para serem reciclados
Platina Line: Como seria a noite perfeita?
Kayaya JR: A muitas noites perfeitas, o momento ditaria, mas seria de certeza com a Princesa do Gulungo
Kayaya JR: Depende da situação
Platina Line: Não consigo resistir a…
Kayaya JR: Pessoas inteligentes, um sorriso honesto.
Platina Line: Se pudesse o que mudava em si, no corpo e no feitio?
Kayaya JR: Nada. Se mudasse ia estragar alguma coisa.
Kayaya JR: Não. Mas passamos muitas vezes por marido e mulher, somos amigos e sócios.
Kayaya JR: Sei que fiz bem a uma pessoa.
Kayaya JR: Só sei fazer omeletes.
Kayaya JR: Tudo. A minha relação com a minha família e a melhor dentro das condicionantes que a vida hoje nos impõe.
Platina Line: Complete, Meus filhos são… Tudo para mim.
Temas sociais:
Platina Line: A anorexia e bulimia são os grandes males das meninas ascendentes a modelos como você encara isso que tem feito para ajudar as vitimas desse male como produtor e scouter de modelos?
Kayaya JR: não fala politica
Platina Line:
Kayaya JR: Muito interessante e diferente
Platina Line: Como soube do projeto Platina Line?
Kayaya JR: Pela Karina Barbosa
Platina Line: Que mensagem deixa ao publico Angolano ?
Kayaya JR: Sejam felizes e façam o mínimo para que quem esteja a seu lado também seja. Um abraço.