Os jornalistas Ernesto Bartolomeu e Amílcar Xavier, os atletas Akwá, Miguel Lutonda, Pedro Mantorras e Faia, bem como o actor Miguel Hurst e a Companhia de Artes Horizonte Njinga Mbande, fazem parte da lista dos condecorados pelo Presidente da República, João Lourenço, com a Medalha Comemorativa da Classe Paz e Desenvolvimento, como reconhecimento pelo seu contributo relevante ao país nos domínios da comunicação social, desporto e cultura.
As distinções foram atribuídas no âmbito das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, ao abrigo da Lei n.º 2/25, de 18 de Março de 2025, que institui a Medalha Comemorativa para personalidades com contributos relevantes à história do país. Nesta segunda fase do processo, foram condecorados 697 cidadãos — 445 na Classe Paz e Desenvolvimento e 252 na Classe Independência —, com cerimónias a decorrerem em grupos ao longo do ano.
Os homenageados representam áreas que tiveram impacto directo na sociedade angolana, promovendo valores como cidadania, inclusão, identidade cultural e coesão nacional.