Por: Sérgio Flávio
“Crônicas da África” é uma antologia onde estarão vários poetas e poetisas de vários países do continente africano, e tem como objectivo ajudar a espalhar e reviver a poesia no continente africano e, dentre os vários escritores convidados a estar neste prestigiado evento, está o angolano Beni Dya Mbaxi, que por sinal é o único angolano entre os convidados.
A “Chronicles From Africa” contará com poetas do Uganda, Zimbabwe, Gana, Nigéria, Botswana e por fim Angola, que tem como representante o jovem escritor Beni Dya Mbaxi, autor nascido em Luanda, no município do Cazenga. Beni Dya Mbaxi é autor de cinco livros publicados, entre eles: Quando não Olhas Para Trás, A menina da Burca, Musseque e Outras Reflexões, Pensar Fora da Caixa e a célebre obra “A última Masoxi”, que venceu o prémio global dos escritores africanos em 2021, na África do Sul. Este ano a mesma obra foi indicada a premiação do Botswana “MULHER FORTE AFRICAN LITERATURE AWARD 2022”.
Beni Dya Mbaxi é colunista do blogue cultural brasileiro” Choque Cultural Buíque com “Dicas de Leituras”, é embaixador da revista “African Writers Round Table” do Zimbabwe, também é CEO de um movimento literário “J.E.Z”, coordenador da Revista Punhado e Colunista do jornal internacional de Diáspora Times Global, Redactor da Tabanka TV de Londres, Inglaterra.