A obra “Entre a Verdade e a Mentira”, de autoria de Oliveira João Luís “Ajahembel”, um romance narrativo, venceu o grande Prémio de Literatura Sonangol 2015, avaliado em um milhão de kwanzas.
Segundo o presidente de júri, Cornélio Calei, o valor será entregue no dia do aniversário da Sonangol, celebrado a 25 de Fevereiro.
Para o também secretário de Estado da Cultura, características como o domínio da língua, a narrativa e a escrita, bem como “as verdades escondidas nas letras” estiveram na base da escolha da referida obra.
Por seu turno, Carlos Nelson Álvaro Sebastião, com a obra “Uma noite e três sonhos”, foi galardoado com uma menção honrosa.
Embora reconheça que o número de participantes aumento, Cornélio Calei aconselhouos cidadãos a se inscreverem , pois é através da literatura que aparecem as nações.
“Estamos numa fase de construção da identidade do país e a literatura tem jogado um papel singular”, disse.
Oliveira João Luís “Ajahembel” é natural de Malanje, nascido a 16 de Dezembro de 1955.
O Prémio de Literatura Sonangol Revelação foi instituído em 1987, no âmbito das acções de responsabilidade social da empresa petrolífera angolana, para dar oportunidade aos cidadãos, sobretudo jovens.