Washington, 8 de Abril de 2025 – Os Estados Unidos reafirmaram o seu reconhecimento da soberania de Marrocos sobre o Sahara, confirmando a posição anunciada em Dezembro de 2020 pelo então Presidente Donald Trump ao Rei Mohammed VI.
A declaração foi feita durante uma reunião realizada em Washington entre o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e Marroquinos no Exterior, Nasser Bourita, e o Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.
Segundo a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, Marco Rubio “reiterou que os Estados Unidos reconhecem a soberania de Marrocos sobre o Sahara”, sublinhando o apoio à proposta marroquina de autonomia como “única base para uma solução justa e duradoura para esta disputa”.
O chefe da diplomacia norte-americana destacou ainda que “os Estados Unidos continuam a acreditar que a autonomia genuína sob a soberania marroquina é a única solução viável” para o conflito no Sahara.
Neste contexto, o governo americano apelou às partes envolvidas para iniciarem, sem demora, negociações baseadas na proposta de autonomia apresentada por Marrocos, com o objectivo de alcançar uma solução mutuamente aceitável.
A porta-voz do Departamento de Estado acrescentou que os Estados Unidos estão dispostos a facilitar o progresso rumo a esse desfecho.