- Publicidade -

More

    Estrelas Angolanas Mais Rentáveis

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    estrelas_angolanas_rentaveisQuase toda a população de Luanda vê televisão, segundo conclui o estudo All Media & Products Study (AMPS), realizado pelo quarto ano consecutivo pela Marktest Angola.

    Em termos estatísticos, cerca de 95% dos indivíduos, com idade igual ou superior a 15 anos, residentes na capital, não larga a “caixa que mudou o mundo”.

     

    Um cenário (quase) semelhante verifica-se em relação à rádio: 85% dos inquiridos costumam acompanhar as emissões radiofónicas. A seguir, surge a imprensa com 65% de respostas positivas. A internet tem uma penetração menor: apenas 19%.

    No que se refere às audiências da televisão, a TPA2 (90%) mantém-se à frente, logo seguida da TPA1 (87%) e da TV Zimbo (84%). Depois surgem as brasileiras Globo e Record. No entanto, quando se questiona as preferências, 41% dos indivíduos que costumam ver televisão indicaram o Telejornal, da TPA1, como um dos seus três programas preferidos. O estudo também revelou que Ernesto Bartolomeu é o apresentador mais popular (40,6%). Seguem-se Pedro Nzagi (13%), Mel Gamboa (3,7%), Analtina Dias (3,4%), Rodrigo Faro (3%), Patrícia Pacheco (2,4%), Mário Vaz (2,4%) e Ana Lemos (2,2%). Por faixas etárias fica-se a saber que Bartolomeu é o preferido pelos mais velhos, enquanto os mais novos optam pelo Nzagi.

     

     

    No que se refere à imprensa, o estudo apurou que cerca de 41% das pessoas dos que costumam ler, pelo menos, um jornal ou revista (65,2%) não compram regularmente as publicações. O Jornal de Angola, o único diário analisado, mantém a liderança em termos de audiência. Seguem-se o Jornal dos Desportos, Folha 8, Angolense e A Bola. Em relação às rádios, a Rádio Luanda lidera o ranking das mais ouvidas, seguida da Rádio Cazenga, Rádio 5, Rádio Escola e Rádio Eclésia.

     

    Ficámos também a saber quem são os cantores preferidos dos angolanos. Anselmo Ralph (8,5%) lidera o top 5, seguido de Yuri da Cunha (7,8%), Heavy C (6,1%), Pérola (5,0%) e Matias Damásio (4,1%).

    Jornal de Angola atrai mais anúncios…

    Se a televisão lidera nas audiências, a imprensa domina o investimento publicitário. Segundo a Marktest o valor da publicidade na imprensa, em 2009, foi de 42 milhões de dólares (versus os 12 milhões da televisão, no primeiro semestre de 2010, avançados pela directora-geral da Marktest, nesta edição da EXAME). Em termos de sazonalidade, o estudo salienta que os meses mais fortes são os do último trimestre, sendo Janeiro e Agosto os mais fracos.

    De referir que os dados foram baseados nos preços de tabela de 39 publicações. Nos jornais, como seria de esperar, os líderes são os diários, que têm mais edições por ano. O n.º 1 é o Jornal de Angola que angaria quase 15 milhões de dólares por ano.

     

    Seguem-se o diário Jornal de Desportos com 3,7 milhões de dólares. Em terceiro lugar o semanário O País, com 3,5 milhões de dólares, de referir, que se a este valor somarmos o investimento na revista Vida (a sétima publicação do ranking geral, com 1,6 milhões de dólares), que faz parte integrante do jornal, O País passa para o segundo lugar isolado com 5,1 milhões de dólares (12% do mercado). O semanário Expansão (económico) e a revista Caras (cor-de-rosa) estão nos lugares seguintes do top 5.

     

    No que diz respeito ao ranking dos anunciantes, a banca lidera o top, por sectores, com um investimento de 7 milhões de dólares. Seguem-se as telecomunicações, imobiliário e construção, grandes superfícies, media, bebidas e transportes.

     

    Destaque para o peso do sector dos serviços (a banca e as telecomunicações juntas representam quase 10 milhões de dólares, ou seja 22% do mercado total). Quanto às marcas a Unitel é líder isolada. Seguem–se quatro bancos: BFA, BAI, BPC e Millennium, respectivamente.

     

     

    … Unitel é a marca mais recordada

    Um outro estudo da Marktest, o Publivaga, que mede o nível de recordação das marcas, é igualmente importante para caracterizar o mercado publicitário angolano. À pergunta: “Recorda-se de ter visto publicidade na última semana?”, 33,5% dos inquiridos responderam negativamente. Um dado relevante se comparado com o indicador onde se concluía que 95% da população vêem televisão. O estudo conclui que a Unitel não só é a marca que mais investe, como é também a mais recordada pelos consumidores (14,8%). Segue-se a Blue (12%). Foram ainda referidas a Coca-Cola, N’gola, BIC, Samsung, Tutti e Cuía. Como se vê os clientes parecem ter melhor memória para as marcas nacionais.

     

     

    Dados Da  Markest  Angola  lider mundial de pesquisas.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Ésio homenageia mulheres que vivem da venda de café em nova música

    Por: Sara Rodrigues A nova música de Ésio intitulada "Moça do Café" destaca o papel das mulheres angolanas que, com o seu trabalho humilde, sustentam...

    Sophia Buco emociona-se ao ouvir mensagem de Sandra Cordeiro no dia Mundial do Teatro

    Em alusão ao dia Mundial do Teatro, a cantora angolana Sandra Cordeiro deixou uma mensagem de carinho e incentivo para a apresentadora e actriz...

    Há cinco anos no comando do programa Bem-Vindos, Nádia Silva fala sobre vontade de mudar para novos formatos em TV

    Por: Sérgio Flávio Uma presença constante na vida de muitos telespectadores, Nádia Silva concedeu, recentemente, uma entrevista ao Platinaline, onde abordou sobre as suas aspirações...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto