- Publicidade -
">
InícioLifestyleHuawei ICT Competition,Estudantes angolanos testam conhecimentos em competição internacional sobre TIC’s

Estudantes angolanos testam conhecimentos em competição internacional sobre TIC’s

- Publicidade -
">

Texto: Hélio Cristóvão

Fotos: Edueni António

12 Estudantes e instrutores angolanos participaram nesta sexta-feira, 11 de Setembro, na final regional da quinta edição da Huawei ICT Competition, uma competição global criada pela Huawei, em 2013, para impulsionar o desenvolvimento de talentos de TIC para o desenvolvimento da indústria e a transformação digital a nível global.

A competição teve a sua abertura no pretérito dia 10 de Setembro, sendo que as provas realizaram-se nesta sexta, nas instalações do CINFOTEC, município de Belas.

Nesta edição, que ocorreu excepcionalmente online, participaram três institutos técnicos nacionais, a citar: Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação (ISUTIC), Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC) e o ICT school of C:P (ISCP).

Os participantes foram submetidos a provas de construção e operação de redes e de computação em nuvem, nos formatos de testes de conhecimento e de habilidade técnica, usando, como metodologia, a aplicação de testes com simuladores e em ambiente de laboratório virtual.

“Ao participar da competição, os nossos estudantes passam a ter acesso ao sistema padrão de certificação da Huawei. Por outro lado, passam a ter acesso à uma plataforma para competir e trocar ideias com o fim de aprimorar os seus conhecimentos em termos de Tecnologias de Informação e Comunicação, adquirir habilidades práticas e de aplicação imediata, aumentando assim a sua consciência em termos de inovação”, disse Luís Erivaldo Gonçalves, responsável pelo ecossistema de talento da Huawei em Angola.

Depois da competição regional, os vencedores vão participar da competição global que, normalmente, é realizada na China, onde vão concorrer com mais de 40 equipas de vários países do mundo.

Os resultados desta competição regional serão apenas conhecidos em Outubro do ano em curso. Boa sorte aos nossos compatriotas!

- Publicidade -spot_img
Mais recentes
Artigos relacionados
- Publicidade -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments