- Publicidade -

More

    Estudantes do ITEL criam protótipo de robô marinho que faz recolha de plásticos nos oceanos

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Um grupo de oito estudantes do Instituto de Telecomunicações (ITEL) criou um protótipo de robô marinho capaz de recolher plásticos nos oceanos, o projecto foi apresentado na feira ecológica que teve lugar no Parque da Independência, em Luanda, nesta segunda-feira (05).

    Desafiados a apresentar um projecto que traga soluções para a melhoria do ambiente pelo projecto de Educação Ambiental, desenvolvido pela Refriango/The Coca-Cola Company e a Associação Nação Verde, os estudantes do ITEL desenvolveram em duas semanas um projecto que, inicialmente, denominaram de “Robotic Clean”.

    Ao Platinaline, em representação do grupo, Alberto Wolofa, explica que “Robotic Clean” é um robô marinho que faz a recolha de plásticos nos oceanos com braços robóticos através de um imã de plástico embutido nele. O robô tem a capacidade de recolher plásticos assim como de atrair micro plásticos nos oceanos. Em seguida, Wolofa explica como o “Robotic Clean” funciona na prática.

    “O robô é monitorado através de um aplicação Web a partir do computador e de um mobile, e simultaneamente construímos um contentor de lixo inteligente como um protótipo de ecopontos, e este mesmo contentor foi construído através de sistemas eletrónicos que manda informações (o seu estado e a sua localização) para a empresa que faz a recolha de resíduos sólidos para o melhor funcionamento do seu serviço”, explicou.

    Refira-se que o projecto “Robotic Clean”, dos estudantes do ITEL, foi o grande vencedor da feira ecológica, onde o projecto da Escola de Saúde Castelo, que apresentou um centro de selecção de lixo, saiu em 2º lugar e em 3º lugar esteve o projecto do IPIL (Macarenko), que apresentou o Polireal Utilizado que consiste na reutilização de objectos para outros fins.

    Por: Nunes Hebo

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Sebem contraria Almir Agria, Dj Pdjony e K2 e afirma “É mentira, a minha filha nunca me tocou” 

    Após surgirem alguns rumores que acusam a filha mais velha do músico Sebem, Swayla Santos, de ter agredido o pai, eis que o músico...

    Ex-capitão dos Palancas Negras diz que jogadores angolanos são valorizados ” Quem dá essa valorização são os adeptos” 

     Por: Helder Lourenço  O ex-defesa internacional pelos Palancas Negras, Carlos Manuel Gonçalves, mais conhecido nas lides futebolísticas por Kali, em entrevista ao PLATINALINE abordou sobre...

     Djalma Campos tenciona ser dirigente desportivo e ajudar no desenvolvimento do futebol angolano 

    Por: Sérgio Flávio  O ex-internacional pela selecção angolana de futebol, Djalma Campos, participou recentemente no evento denominado Word Football Summit 2023, decorrido em Sevilha, Espanha,...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto