- Publicidade -

More

    Estudantes do ITEL criam protótipo de robô marinho que faz recolha de plásticos nos oceanos

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Um grupo de oito estudantes do Instituto de Telecomunicações (ITEL) criou um protótipo de robô marinho capaz de recolher plásticos nos oceanos, o projecto foi apresentado na feira ecológica que teve lugar no Parque da Independência, em Luanda, nesta segunda-feira (05).

    Desafiados a apresentar um projecto que traga soluções para a melhoria do ambiente pelo projecto de Educação Ambiental, desenvolvido pela Refriango/The Coca-Cola Company e a Associação Nação Verde, os estudantes do ITEL desenvolveram em duas semanas um projecto que, inicialmente, denominaram de “Robotic Clean”.

    Ao Platinaline, em representação do grupo, Alberto Wolofa, explica que “Robotic Clean” é um robô marinho que faz a recolha de plásticos nos oceanos com braços robóticos através de um imã de plástico embutido nele. O robô tem a capacidade de recolher plásticos assim como de atrair micro plásticos nos oceanos. Em seguida, Wolofa explica como o “Robotic Clean” funciona na prática.

    “O robô é monitorado através de um aplicação Web a partir do computador e de um mobile, e simultaneamente construímos um contentor de lixo inteligente como um protótipo de ecopontos, e este mesmo contentor foi construído através de sistemas eletrónicos que manda informações (o seu estado e a sua localização) para a empresa que faz a recolha de resíduos sólidos para o melhor funcionamento do seu serviço”, explicou.

    Refira-se que o projecto “Robotic Clean”, dos estudantes do ITEL, foi o grande vencedor da feira ecológica, onde o projecto da Escola de Saúde Castelo, que apresentou um centro de selecção de lixo, saiu em 2º lugar e em 3º lugar esteve o projecto do IPIL (Macarenko), que apresentou o Polireal Utilizado que consiste na reutilização de objectos para outros fins.

    Por: Nunes Hebo

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Yola semedo desfruta momentos em família no Dubai :

    "Desconectando da rotina e me conectando com a felicidade" De acordo com uma publicação feita recentemente no seu perfil de Instagram, a renomada cantora angola, Yola...

    UNITEL marca presença na FILDA 2024 com inovação e experiências interativas

    A UNITEL volta a marcar presença na maior bolsa de negócios de Angola, Feira Internacional de Luanda – FILDA 2024, a ter lugar de...

    Taag duplica voos semanais de carga  para Nigéria, República do Congo e  África do sul

    Na primeira quinzena de Julho, a TAAG procedeu ao incremento da frequência semanal dos voos de carga na conexão de Luanda com as cidades...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto