A arte, apesar de muitas vezes negligenciada, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos. Em várias partes do mundo, políticas públicas e programas educacionais reconhecem o valor das expressões artísticas como ferramentas de transformação.
O humorista angolano Scaitt Borrabeu, actualmente a residir em Portugal e a conquistar gradualmente o público lusófono com o seu talento, é um exemplo vivo do impacto que a arte pode ter na vida de um jovem. Numa recente participação no programa GoZAtv, partilhou momentos marcantes da sua trajectória profissional e pessoal, destacando o papel essencial do teatro na mudança do rumo da sua vida.
“Eu era de grupo, mas o teatro afastou-me de muitas práticas no bairro. Tinha tudo para dar errado, mas foi o teatro que me deu um novo caminho foi a minha base, a minha raiz”, revelou.
As suas palavras reforçam a urgência de se apoiar, de forma séria e consistente, os projectos artísticos nas comunidades. Mais do que simples entretenimento, a arte deve ser encarada como um instrumento de inclusão social, educação e esperança para as gerações futuras.
Por: Ivaldimildo Matias