O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), no âmbito da segunda fase do Projecto Escola Itinerante de Mecanização Agrícola, vai formar cerca de 80 jovens na província do Cuanza Norte, na área de mecanização agrícola.
Para o efeito, a Presidente do Conselho de Administração (PCA) do FADA, Felizbela Francisco, deslocou-se, nesta quarta-feira, 17 de Dezembro, ao Cuanza Norte, para proceder à abertura oficial do processo formativo. Na ocasião, foi recebida em audiência pelo Governador Provincial, João Diogo Gaspar, que considerou a iniciativa uma mais-valia para o sector agrícola e para a juventude local.
A Escola Itinerante de Mecanização Agrícola é um projecto enquadrado no Programa do Executivo de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar, denominado “Osi Yetu”. A iniciativa está a ser implementada com o apoio do INEFOP, do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) e dos governos provinciais.
De acordo com a PCA do FADA, Felizbela Francisco, a formação tem como objectivo “reforçar as competências técnicas dos cidadãos interessados em operar e utilizar correctamente os equipamentos agrícolas, contribuindo para o aumento da produtividade e para a modernização da agricultura familiar”.
No final do curso, os formandos estarão aptos a criar brigadas de mecânica, destinadas à manutenção e reparação de tractores e motocultivadores financiados pelo FADA às cooperativas agrícolas.
Refira-se que o projecto prevê a formação de mais de quatro mil jovens em todo o país, constituindo uma iniciativa que contribuirá significativamente para o desenvolvimento do sector agrícola e para a redução do desemprego.




